Audiência Pública: MPF ouvirá quilombolas e órgãos públicos sobre proteção dos direitos das comunidades tradicionais em 8 e 9/06 em Salvador

Lideranças quilombolas de toda a Bahia, além do Incra, Inema e SPU estão convidados para os dois dias de audiência, no Instituto Anísio Teixeira, das 8h às 12h

Ministério Público Federal na Bahia

O Ministério Público Federal (MPF) vai realizar, nos dias 8 e 9 de junho, dois dias de audiências públicas para acompanhar e impulsionar políticas públicas de atendimento às Comunidades Tradicionais da Bahia. Os eventos, convocados por meio do Edital nº 01/2022, acontecem a partir das 8h, até às 12h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador/BA.

As audiências são abertas às diversas lideranças quilombolas do estado, bem como ao público em geral, sem a necessidade de inscrições prévias.

Também foram convidados para o encontro, representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para que prestem esclarecimento sobre as medidas administrativas já tomadas quanto à regularização dos territórios tradicionais.

“A nossa intenção com estas audiências é fazer com que os gestores públicos assumam compromissos para assegurar a proteção de direitos das comunidades tradicionais, incluindo o direito à consulta prévia, livre e informada, em toda e qualquer atividade ou projeto que impacte um território tradicional”, explica o procurador Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) adjunto, Ramiro Rockenbach.

Programação – Após a abertura dos trabalhos, a programação das audiências prevê a manifestação dos órgãos públicos, a manifestação de lideranças das comunidades quilombolas presentes e o encerramento dos trabalhos, com a avaliação e encaminhamentos finais, realizado pelos procuradores da República Ramiro Rockenbach e Marília Siqueira, titular da PRDC do MPF na Bahia.

Participação no evento – A participação presencial será garantida mediante comparecimento e por ordem de chegada, de acordo com a capacidade física do local. As normas de proteção à saúde coletiva devem ser observadas por todos, inclusive o uso de máscaras, com o objetivo de garantir o bem-estar de todos.

Serviço:

O que? Audiência Pública sobre a proteção e a regularização de territórios de quilombolas na Bahia, confira o edital.

Quando? 8 e 9 de junho (quarta e quinta-feira) das 8h às 12h.

Onde? Instituto Anísio Teixeira (Estrada da Muriçoca, s/n – São Marcos, Salvador/ BA).

Como participar? Comparecendo ao local (obrigatório uso de máscara, acesso sujeito à lotação do espaço).

Arte: Secom/PGR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

ten − 4 =