Ruptura de barragem da mineradora Equinox Gold devastou Rio Tromaí e deixou 4 mil famílias sem água em Aurizona, distrito de Godofredo Viana (MA) em março de 2021
por Coletivo de Comunicação MAB MA
Na última segunda, 04, o MAB participou de uma reunião na Secretaria de Estado da Indústria e Comércio do Maranhão para negociar a reparação de direitos dos atingidos de Aurizona. O crime ocorrido em 25 de março de 2021 causou consequências graves para a vida da população do distrito que pertence a Godofredo Viana, no que diz respeito ao bem estar, ao trabalho e à saúde coletiva.
A negociação visa garantir a permanente assistência do estado aos atingidos e cobrar que a empresa, responsável pelo rompimento, preste assistência aos moradores. Além disso, o movimento discutiu a demanda dos demais atingidos do estado do Maranhão.
Estavam presentes na reunião representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SEINC), Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (SEIR) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP). Também participaram da sessão representante do diretor geral e advogados da Equinox Gold.
O MAB reafirma que é necessário o acompanhamento de perto do processo de reparação por parte de todos os órgãos competentes para a garantia do pleno direito dos atingidos.