Agentes Ambientais Apinajé iniciaram levantamentos e coletas de informações para Etnomapeamento deste território indígena

Associação União das Aldeias Apinajé-Pempxà

Entre os dias 09 a 12 de julho foi realizado a 1ª Etapa das Atividade de Campo para levantamento e coletas de informações para fins de Etnomapeamento do território Apinajé. Essa 1ª Etapa teve a participação de 17 Agentes Ambientais, sendo a Equipe composta por 12 homens e 5 mulheres. Durante as atividades os Agentes Ambientais tiveram orientações de alguns anciões que estão acompanhando os jovens nessas Atividades. Esse levantamento de informações acontece em parceria com o Centro de Trabalho Indigenista-CTI e o Centro Timbira de Ensino e Pesquisa-PENXWJ HEMPEJXA

Nessa 1ª Etapa os Agentes Ambientais devidamente uniformizados e equipados com GPS, maquinas fotográficas e materiais para fazer anotações percorreram de carro e a pé áreas no interior e nos limites do território Apinajé marcando coordenadas geográficas, tirando fotos, imagens e fazendo anotações necessárias para elaboração do Mapa. Durante três dias foram coletadas informações referentes as áreas do Pontal, Ribeirão São Martins, Ribeirão dos Caboclos e São Bento, e nas aldeias Mata Verde, Cocalinho, Caatinga e Palmeiras.

De forma detalhada estão sendo levantadas e registradas informações sobre áreas destinadas as roças, pesca, caça e lugares de coletas de bacuri, bacaba, açaí, buriti, pequi e outros. Ainda estão sendo levantadas informações sobre nascentes, áreas de procriação animal existentes nessa região. Essas informações e dados coletadas pelos Agentes Ambientais serão sistematizadas e utilizadas para elaboração de Mapa atualizado do território Apinajé, isso que chamamos de Etnomapeamento.

Nas referidas Atividades de Campo ainda estão sendo buscado a localização e informações sobre os marcos da divisa colocados pela FUNAI, da situação das aldeias, dos locais de rancharia de caça e pesca, das serras, das áreas de pastagens, dos locais desmatados, dos povoados (ou moradias de não indígenas) localizadas no entorno ou nas vizinhanças do território. Todas essas informações inseridas no Mapa serão necessárias e importantes para orientar nossos Planos de Gestão e futuras Ações de Monitoramento e Proteção Territorial.  

A 2ª Etapa de Atividades de Etnomapeamento serão realizadas em breve, devendo continuar nas áreas deste território que ainda não foram mapeadas. Além de conhecerem o próprio território os jovens Agentes Ambientais estão aprendendo e se preparando para governança, proteção e gestão do território Apinajé.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 − três =