Chegamos ao período da campanha eleitoral, momento em que as fake news – conhecidas também como mentiras deslavadas – ganham espaço e velocidade nas redes sociais. Para enganar o eleitor, vale de tudo: desde distorção de dados reais até os absurdos mais surreais. Como vimos repetidas vezes nos últimos quatro anos, a temática ambiental é campo fértil para essas lorotas, especialmente entre aqueles que querem minimizar a dimensão da atual devastação ambiental no Brasil.
Para não deixar o time da desinformação jogando sozinho em campo, o Fakebook.eco lançou nesta 3ª feira (16/8) o primeiro de uma série de dez vídeos que desmontam as falácias e as distorções propagadas por algumas candidaturas. O episódio de estreia é narrado pela apresentadora Marina Person e explica porque, ao contrário do que dizem certos políticos, o Brasil não é o país que mais preserva o meio ambiente no mundo.
“A verdade é bem o contrário: o Brasil é o país que mais desmata. Atualmente mais de 40% da derrubada de florestas tropicais primárias no mundo acontece no Brasil”, explica Person no vídeo, disponível no canal do Observatório do Clima no YouTube. Ciclovivo e Página22 destacaram a iniciativa do Fakebook.eco.
Por falar em desinformação, a Global Witness divulgou o resultado de testes feitos no sistema de anúncios publicitários do Facebook, com o objetivo de analisar a eficácia dos mecanismos desta rede social para combater fake news relacionadas às eleições no Brasil. Lamentavelmente, ainda que não surpreenda, a plataforma não barrou nenhum dos anúncios-teste, que continham informações falsas sobre o processo eleitoral, como a data errada da eleição e métodos de votação falsos.
“O Facebook sabe muito bem que sua plataforma é usada para espalhar desinformação eleitoral e minar a democracia em todo o mundo. Apesar dos autoproclamados esforços da empresa para combater a desinformação – particularmente em eleições de alto risco – ficamos chocados ao ver que eles aceitaram todos os anúncios de desinformação eleitoral que enviamos no Brasil”, disse Jon Lloyd, consultor sênior da Global Witness.
Deutsche Welle, Folha, g1 e Metrópoles, entre outros, repercutiram.
Em tempo: Para destacar a importância da temática do clima na agenda das eleições deste ano, a revista piauí e o Instituto Tanaloa lançaram uma nova temporada do podcast A Terra é redonda (mesmo). Com oito episódios, um novo a cada terça-feira, o programa vai discutir as principais ameaças ao meio ambiente e os maiores desafios que o Brasil tem para se preparar para o mundo da emergência climática.