Com 7 mil focos de queimadas, Amazonas tem 2º pior setembro desde 1998, mas melhora em relação a 2022

Calor e seca impulsionam queimadas no maior estado da Amazônia brasileira, que experimentou o segundo pior setembro em número de focos de fogo desde 1998.

ClimaInfo

O Amazonas experimentou um setembro particularmente devastador com as queimadas. De acordo com o Programa Queimadas, do INPE, o estado registrou 6.871 focos de incêndio, o segundo pior índice para o mês desde 1998, quando começou a série histórica.

O número é parcial, já que contabiliza os focos até o último dia 29. O acumulado no último mês só não é maior que o de setembro de 2022, quando o Amazonas registrou 8.659 focos de incêndio. O total deste ano, no entanto, já está bem superior à média histórica anual no estado: de janeiro a setembro, foram contabilizadas 14.682 queimadas, superior à média de 9.617 dos últimos 25 anos.

Os dados do Amazonas destoam do resto do bioma amazônico. Segundo o INPE, foram registrados 32.094 focos em toda a Amazônia Legal em setembro, número abaixo dos 48.570 levantados no mesmo mês em 2022 e da média histórica para o mês (32.477). Os números do INPE foram destacados por CBNCNN Brasilg1O LiberalPoder360Nexo Jornal e Um Só Planeta, entre outros veículos.

Dois fatores podem explicar essa diferença: o calor intenso e a seca atípica que acometem boa parte da Amazônia central nas últimas semanas. O tempo quente e seco facilita a disseminação do fogo, que segue sendo utilizado por desmatadores para limpar o terreno depois da derrubada da vegetação.

O quadro é particularmente preocupante na região metropolitana de Manaus. O governador do Amazonas, Wilson Lima, pediu a ajuda de dois helicópteros da Marinha para combater as queimadas no entorno da capital amazonense. As autoridades estaduais decretaram situação de emergência na última 6ª feira (29/9) em 55 dos 61 municípios do interior afetados pela seca. Agência BrasilCNN Brasilg1 e Poder360, entre outros, deram mais informações.

Christian Braga / Greenpeace

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 + doze =