Fórum Justiça e Unisinos promovem debate sobre trabalho análogo à escravidão

Por Juliane Durão- advogada trabalhista e Coordenadora do FJ-RS

No último dia 04, o Fórum Justiça RS e o PGG da Unisinos realizaram um debate sobre “os desdobramentos das denúncias recebidas de trabalho análogo à escravidão no Estado do RS” em fevereiro de 2023, no campus da Unisinos Porto Alegre.

Estiveram presentes pessoas das diversos segmentos da sociedade civil para ouvir os palestrantes, a Deputada Federal Reginete Bispo, a Secretaria executiva do CODENE, Claudia Dutra, o Juiz do trabalho do TRT da 4 Região, Rodrigo Trindade, o membro da CVEN/OAB, Luiz Felipe Teixeira, Rafael Madeira, assessor do Deputado Matheus Gomes e Rodrigo Medeiros, ouvidor da defensoria pública do Estado do RS. O debate foi mediado pelas advogadas Emily Teles e Juliane Durão, do Fórum Justiça e pela professora Doutora Jania Saldanha, do PPG da Unisinos, e também integrante do Fórum justiça.

Na oportunidade foi apresentado o projeto de lei n. 1102/2023, da deputada federal Reginete Bispo que está em tramitação na Câmara e que objetiva regulamentar o art. 243 da Constituição Federal para dispor sobre a expropriação das propriedades rurais e urbanas onde se localizem a exploração de trabalho escravo, e dá outras providências.

O Fórum de Justiça irá analisar o projeto e, em parceria com os pesquisadores do CULTIS/PPG em Direito-Unisinos, emitir nota técnica sobre a proposição. Ainda, foi proposta a continuidade dos debates na mesma forma como realizado, neste dia, integrando interlocutores da sociedade civil e das instituições estatais.

Imagem: João Ripper

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Medeiros Silva

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezoito − dois =