A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publica nota do Fórum de Reitores das Instituições Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) em apoio à ministra da Saúde Nísia Trindade Lima. No documento, é enfatizado que a permanência de Nísia à frente do Ministério da Saúde é fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o avanço da ciência e a defesa da democracia.
Nós, reitores e vice-reitores das instituições públicas do FRIPERJ, queremos nos somar às manifestações de apoio à Ministra da Saúde Nísia Trindade Lima, por entendermos que sua atuação no campo da saúde pública é marcada tanto por sua seriedade e preparo, quanto pela sua sensibilidade e capacidade na condução de situações extraordinariamente difíceis, como no caso exemplar de sua gestão à frente da Fiocruz no contexto da pandemia de Covid-19.
Como dirigentes destas instituições, somos responsáveis pela formação de profissionais comprometidos com a diminuição das desigualdades sociais nas áreas da educação, da saúde, da ciência, da cultura e nas mais variadas atividades relacionadas ao desenvolvimento de nosso Estado.
A permanência de Nísia Trindade à frente do Ministério da Saúde é fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o avanço da ciência e a defesa da democracia.
Rio de Janeiro, 22 de março de 2024
Ana Paula Giraux Leitão, CPII
Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, UFF
Gulnar Azevedo e Silva, Uerj
Jefferson Manhães de Azevedo, IFF
José da Costa Filho, Unirio
Mauricio Saldanha Motta, Cefet/RJ
Rafael Barreto Almada, IFRJ – vice-presidente do Friperj
Roberto de Andrade Medronho, UFRJ
Roberto de Souza Rodrigues, UFRRJ – presidente do Friperj
Rosana Rodrigues, Uenf
–
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante audiência com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade | Foto: Ricardo Stuckert/PR