No Incra
Em 10 de fevereiro de 2026 (terça-feira), o Incra no Ceará receberá a posse do imóvel rural Olho D’Água da Roça/Angicos, que será destinado à regularização fundiária do território quilombola Três Irmãos, localizado entre os municípios de Croatá e Ipueiras, na região da Ibiapaba. O evento acontecerá na Escola Quilombola Luzia Maria da Conceição, situada na sede da comunidade, às 17h.
O momento marca a conclusão do trabalho de desapropriação do único imóvel rural que forma o território, reconhecido como remanescente de quilombo após estudos realizados pelo Incra no Ceará.
A área a ser desapropriada, em Croatá, possui 2,9 mil hectares. Com a imissão na posse por ordem da Justiça Federal, o Incra poderá destiná-la para a associação comunitária local, por meio da entrega de Título de Domínio (TD) coletivo.
A solenidade deverá contar com a presença das 15 famílias quilombolas beneficiadas e de gestores e técnicos do Incra/CE. Representantes de órgãos públicos e movimentos sociais foram convidados.
Histórico
O processo de regularização fundiária do território quilombola Três Irmãos foi aberto em 2008, com a produção de um Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), concluído em 2010. O documento reúne estudos antropológicos, cartográficos, agronômicos e sociais, com dados sobre a história da comunidade, identificação de terras remanescentes de quilombos no perímetro do território, potencial agrícola da área e quantidade de famílias.
A portaria de reconhecimento do território quilombola foi publicada pelo Incra em julho de 2014 no Diário Oficial da União. No ano seguinte foi a vez do decreto presidencial autorizando a desapropriação do imóvel rural para titulação.
A história da comunidade tem relação com duas famílias tradicionais da região: Alves dos Santos (os Albano) e Pereira dos Santos (os Ana). Entre as figuras históricas do grupo destaca-se Luiza Maria da Conceição, conhecida como Luiza Albano, escravizada pelo antigo proprietário de terras da Fazenda Angicos, atualmente conhecida como Olho D’Água da Roça/Angicos. Os descendentes de Luiza Albano formam a comunidade Três Irmãos.
—
Foto: Incra Croatá (CE)
