Projetos de novas barragens de rejeitos ameaçam a grande BH

Movimento pelas Serras e Águas de Minas

Mesmo depois do crime cometido por sua controlada Samarco em Mariana, a Vale S.A. continua insistindo em implantar novas e gigantescas barragens de rejeitos junto às cidades e rios de Minas Gerais.

Três desses projetos preveem, na bacia do Alto Rio das Velhas, barragens com uma capacidade total de 804 milhões de metros cúbicos de rejeitos, mais de VINTE vezes o que vazou da barragem de Fundão, matou 19 pessoas, destruiu Bento Rodrigues e arrasou o Rio Doce até o Atlântico.

A barragem de Maravilhas III (89 Mm3), em Itabirito, e a da Fazenda Velha (600 Mm3), em Rio Acima, visam permitir a expansão das minas do complexo de Vargem Grande, na região do Pico do Itabirito, que já foi quase completamente destruída pela mineração. A barragem da Mina Apolo (115 Mm3), pretendida pela Vale na Serra do Gandarela, impactaria irremediavelmente uma das mais ricas e ainda preservadas sub-bacias do alto Rio das Velhas, a do Ribeirão da Prata, o principal curso d’água do recém-criado Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Caso sejam construídas, elas colocam em risco direto as populações de Rio Acima, Raposos, Sabará e Santa Luzia, situadas ao longo do Rio as Velhas e com uma população somada de cerca de 370 mil habitantes, além de ameaçar a captação da COPASA em Bela Fama (Nova Lima), responsável pelo abastecimento de água para cerca de 70% de Belo Horizonte e 45% de sua Região Metropolitana (cerca de dois milhões de pessoas).

A Licença Prévia da barragem de Maravilhas III já está pautada para a reunião da URC Rio das Velhas, no próximo dia 19 de abril, terça-feira, às 13:30, na sede do COPAM à Rua Espírito Santo, 495, 4º andar/Plenário, Centro, Belo Horizonte/MG, com parecer favorável da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

É fundamental a presença da população para discutir o assunto e não permitir que o Estado empurre sobre a sociedade mais uma série de bombas-relógio armadas pelas mineradoras.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezesseis + oito =