A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em ação conjunta com a Polícia Federal (PF), deflagrou, na sexta-feira (6), a 4ª Fase da Operação Rio Fresco, com o objetivo de combater a exploração ilegal de recursos minerais às margens e no leito do rio Fresco, no município de Ourilândia do Norte (PA), na Terra Indígena (TI) Kayapó. A ação integra iniciativas permanentes de fiscalização e repressão a crimes ambientais em terras indígenas realizadas pela Funai e forças de segurança pública.
Durante a operação, foram localizadas duas dragas em funcionamento no leito do rio, utilizadas na atividade de garimpo ilegal. Os equipamentos foram destruídos no local e os responsáveis identificados. Na sequência, as equipes constataram a existência de um garimpo ilegal às margens do rio Fresco, onde foram destruídos um acampamento, motores e uma escavadeira hidráulica. No local, também foram apreendidos aparelhos celulares e uma arma de fogo do tipo pistola, calibre 9 milímetros.
Em razão da impossibilidade de acesso terrestre com viaturas, o deslocamento das equipes foi realizado por meio de embarcação. Segundo informações da PF, as investigações prosseguem para identificar os responsáveis pelo financiamento da atividade ilegal, que poderão responder por crimes ambientais e por usurpação de terras públicas.
—
Foto: Secom/PR
