Índios fecham avenida em Boa Vista e pedem saída do gestor do Dsei-Leste

Lideranças alegam que não foram consultadas sobre nomeação. Novo coordenador diz que está aberto para ouvir os indígenas

Do G1 RR, com informações da Rede Amazônica em Roraima

Um grupo de indígenas de 11 etnias fecharam um trecho da avenida Ville Roy, no bairro Aparecida, zona Norte de Boa Vista, durante um protesto nesta quinta-feira (14). Os manifestantes cobram a saída da coordenador do Distrito Especial de Saúde Indígena do Leste de Roraima (Dsei-Leste), Joseilson Câmara.

Conforme o presidente do Conselho de Saúde Macuxi, Dionito José, o grupo quer maior transparência nas decisões tomadas dentro do Dsei-Leste. Eles não teriam sido consultados antes da nomeação do novo gestor e alegam ‘intervenção política’.

O ato faz parte de uma paralisação que já dura 11 dias. Segundo os manifestantes, apenas 30% do trabalho está sendo feito no distrito. O coordenador do Dsei-Leste assumiu o cargo no dia 31 de dezembro.

“Nós queremos a revogação da portaria em que foi nomeado o Joseilson Câmara, por um simples motivo: a não consulta dos povos indígenas. A gente sente que os políticos ainda querem mandar nos projetos dos povos indígenas”, declarou.

A avenida ficou fechada por duas horas e ocorreu de forma pacífica. O coordenador do Dsei-Leste afirma que está aberto ao diálogo com as lideranças indígenas e diz que a escolha dele para ocupar o cargo foi realizada por critérios técnicos.

“Fui convidado para assumir o distrito há uns três meses. Aceitei o convite e quero mostrar meu trabalho. Quero trazer para dentro do Distrito melhoria para a população indígena. Minha escolha foi feita em cima da análise técnica. Estou aberto ao diálogo para que a gente possa resolver esses conflitos, e que a gente realmente una forças para a saúde indígena”, frisou.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

16 − quinze =