Na Unila, ato em solidariedade a Getho, estudante haitiano espancado por fascistas em Foz do Iguaçu

Fascismo é isto (também): “Macaco, você só está aqui por causa da Dilma, mas agora você vai ter que voltar” (TP)

No Mídia Ninja

Ocorreu nesta tarde, um ato no auditório Martina, da UNILA, em solidariedade ao estudante Getho Modesir, do curso de Administração Pública e Políticas Públicas. Getho é haitiano e foi vítima de crime de racismo e espancado na manhã deste sábado, no centro da cidade. O estudante encontra-se hospitalizado.

O evento foi dirigido por uma mesa composta pelos estudante haitianos: Makenley Edmond, Indy Plancher, Loudmia Pierre Louis, Wendy Ledix, Lalane James e Benedic Joseph Barack.

O estudante Barack Joseph relatou os momentos de angústia do amigo, logo após ter sofrido a violência. Getho se comunicou com Barack para informar que havia sido humilhado, massacrado e que ouviu diversas vezes ser chamado de macaco. Getho também dizia que os agressores falavam que “Dilma já foi e agora você vai também”.

getho-estudante-haitiano-racismo

O evento foi organizado pelo coletivo KaribUnila, de estudantes caribenhos. O coletivo denuncia a violência constante sofrida no Brasil pelos imigrantes haitianos. No Brasil vivem cerca de cinquenta mil imigrantes do Haiti. A maioria chegou após o terremoto que destruiu o país no ano de 2010. “Vir para o Brasil é uma grande aventura, mas não é a aventura que sonhamos. Escolhemos o Brasil porque ouvíamos dizer que aqui todas as etnias viviam em harmonia”, disse a estudante Loudmila Pierre.

O evento lotou o auditório Martina e apesar do sentimento de dor, demonstrou uma onda de solidariedade que o fato gerou na cidade e especialmente na comunidade universitária.

Fonte: Coletivo Mídia Livre
Fotos:Michele Dacas

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dois × quatro =