Água para a Mineradora Yamana Gold Inc. Sede para o povo da Região!

Pela Comissão Pastoral da Terra de Minas

Mineradora de Ouro em Riacho dos Machados, comprada recentemente pela empresa Yamana Gold Inc., tem um projeto para construir uma barragem de água para a exploração do Ouro. A população de Riacho dos Machados, rural e urbana, tem sérios problemas de acesso a água. Muitas famílias da cidade não têm ao menos água encanada. Na roça, muitos utilizam água empossada no leito dos rios, rios intermitentes.

O prefeito de Riacho tem um poço artesiano sem licença ambiental que distribui água para a população através de caminhões pipa – segundo documentário apresentado pela TV Aparecida. O Atlas de Abastecimento Urbano da ANA aponta para a necessidade de ampliação do sistema de abastecimento, reconhecendo a situação de escassez do município.

Segundo o projeto da Mineradora e os próprios técnicos da empresa Yamana Gold Inc, não será destinada nenhuma gota de água para a população. Os moradores localizados abaixo da barragem temem diminuir ainda mais a oferta de água para uso humano e dessedentação animal.

A mineradora foi comprada recentemente pela Yamana Gold, que deve investir na área, desta forma pretende explorar a mina por muitos anos. Por muitos anos a população sem água. Atualmente a mineradora usa água de poços artesianos localizados nas comunidades do entorno.

A licença está na mão da SUPRAM e pode ser aprovada a qualquer momento. Está na mão do Governo de Minas. O Governo de Pimentel vai permitir mais essa injustiça.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Alexandre Gonçalves.

Foto: João Roberto Ripper.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco + 5 =