DPU Itinerante vai atender Comunidade Vazanteira Maria Preta em Minas Gerais

Belo Horizonte – Está programada para acontecer, nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2016, a Ação Itinerante Comunidade Vazanteira Maria Preta que tem como principal objetivo levar o atendimento da Defensoria Pública da União aos vazanteiros da Ilha da Maria Preta no município de Itacarambi, no norte de Minas Gerais.

A proposta é mais uma iniciativa da unidade da Defensoria Pública da União em Belo Horizonte (MG), que vem realizando, durante o ano de 2016, uma série de ações itinerantes que visam a ampliar a oportunidade de acesso, aos serviços da DPU, às comunidades mais distantes dos núcleos da instituição no estado.

Os vazanteiros de Maria Preta formam uma comunidade tradicional que, há muitas gerações, sobrevive às margens do Rio São Francisco, fonte de sua subsistência e perpetuação de tradições seculares, como o cultivo dos lameiros das vazantes.

Atualmente, a comunidade, que foi ameaçada de despejo por liminar proferida pela Comarca da Justiça Estadual de Januária, é assistida pelo defensor regional de Direitos Humanos da DPU em Minas Gerais, que conseguiu remeter para a Justiça Federal a análise do conflito, partindo do princípio da competência do foro para análises de questões vinculadas a rios federais e comunidades tradicionais.

Além da comunidade tradicional, o Itinerante da DPU em Itacarambi tem como meta alcançar os cidadãos hipossuficientes e economicamente vulneráveis do município que comparecerem ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na avenida Frutal, 325, Centro, das 9 às 17h, de 28 a 29 de junho.

GMF/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

Foto: Vazanteiros em Movimento

Comments (1)

  1. Trabalho para lá de importante!
    Parabéns Defensoria Pública da União.
    São poucos os órgãos públicos que realmente se dedicam às minorias, aos humildes e sem condições de defender seus muitos direitos usurpados pelos poderosos.
    É por essa e por outras que ainda vale a pena acreditar nesse país!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × três =