A Lava Jato está sendo instrumentalizada para atacar direitos fundamentais?, por Leonardo Sakamoto

Blog do Sakamoto

A 20a edição do Havana Connection discutiu a continuidade da operação Lava Jato, as eleições municipais do próximo domingo e o governo Michel Temer.

”Ninguém que é de esquerda tem motivos para ter simpatia pelo Palocci. Mas não é isso o que está em questão e sim um atentado brutal às garantias constitucionais. O ”Estado de direita” que existe no Brasil há muito tempo, com sua seletividade dura, está sendo aplicado à política partidária de uma forma escandalosa e escancarada”, afirma Guilherme Boulos, coordenador do MTST. ”E a Lava Jato tende a ir cada vez mais ladeira abaixo em seletividade, perseguição política e linchamento.”

Na opinião do deputado federal Jean Wyllys, ”tudo leva a crer que as arbitrariedades e os abusos da Lava Jato estão sendo feitos para acabar com a Lava Jato. As pessoas estão cometendo esses abusos, como prender Guido Mantega e soltar logo depois da pressão da opinião pública, mostrando que a prisão era desnecessária”.

”Querem dar subsídios para que a Lava Jato se encerre, já ela cumpriu seu objetivo que era afastar o PT do condomínio do poder e colocar Michel Temer na Presidência da República para atender aos interesses das elites econômicas e dos plutocratas”, completa Jean.

”Eu não acredito que é só para desmoralizar a Lava Jato”, opina a jornalista Laura Capriglione. ”Estão evoluindo rapidamente para transformar esse arcabouço que reúne Ministério Público, Justiça, Polícia em um aparato de caçada da esquerda, como era na época ditadura, como foi a repressão política. A repressão política era o quê? A politização de todas essas esferas. Foi assim que tivemos gente encarcerada por delito de opinião. E é assim que vamos evoluir no Brasil se não soubermos dizer chega.”

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quinze + dezesseis =