Conselho Terena protesta e Coronel nomeado coordenador regional da Funai em Campo Grande pede demissão

Tania Pacheco

O coronel Renato Vidal Sant’Ana pediu exoneração da Coordenação Regional da Funai em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para a qual havia sido indicado no final de novembro. No pedido de demissão, enviado hoje ao presidente da Funai, ele cita como motivo (e anexa) documento enviado por 24 caciques do estado, recusando-se a aceitar sua nomeação e indicando outros nomes para o cargo.

O documento – um ofício dirigido à Presidência da Funai, ao Ministro da Justiça, à Casa Civil e ao Ministério Público Federal, datado de 30 de novembro – é assinado pelos caciques como representantes do Conselho do Povo Terena.

As lideranças indígenas citam a Constituição Federal e a Convenção 169 da OIT e se posicionam contra a militarização da Funai, que consideram um retrocesso. Relembram o fato de o coronel ter colocado o cargo à disposição, em reunião com as lideranças; afirmam que tradicionalmente o cargo de coordenador é ocupado por indígena ou pessoa escolhida “pela maioria dos caciques”; e, finalmente, fazem suas indicações: Alberto França, para o cargo de Coordenador, e Elvisclei Polidororo, como seu substituto.

Abaixo, foto da carta dos caciques Terena, com as primeiras assinaturas;


Destaque: Foto de Malu Morenah, durante a ocupação da CR em protesto contra a nomeação do coronel.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um + 3 =