A Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizará na quarta-feira (2/8), às 9h30, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o lançamento da sua publicação anual Conflitos no Campo Brasil 2016
Alesp / CPT
O evento faz parte da programação regional de atividades da CPT para a Grande São Paulo. O estudo, que traz um levantamento de dados dos últimos anos sobre os conflitos por terra, água e violências no campo, conta ainda com artigos de especialistas e pensadores, que documentam e analisam a situação no país com a proposição de alternativas.
Entre os dados trazidos estão os que mostram que em 2016 ocorreram no país 1.295 conflitos por terra, o maior número dos últimos 10 anos. Foram 1.079 ocorrências, sendo o mais elevado número registrado desde quando a CPT iniciou a pesquisa, em 1985.
O ano passado também foi marcado pelo maior número de conflitos pela água (172); de assassinatos em conflitos no campo (61); e de pessoas envolvidas nos conflitos (909.843) da última década. O número total de conflitos no campo (1.536 – soma dos conflitos por terra, por água e trabalhistas) é quase igual ao de 2007, com 1.538 conflitos.
Deverão participar do ato representantes da CPT (padres Tito, padre Naves e dom Nicolau), a coordenadora estadual da CPT, Andrelina Vieira Quinto; o ex-deputado estadual Tito e o deputado Carlos Neder.