Racismo ambiental é tema de seminário promovido pela OAB-PE

Na OAB PE

No mês da Consciência Negra, a OAB Pernambuco, por meio da Comissão de Direitos Humanos e da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), promove o I Seminário de Direito à Cidade e Combate ao Racismo Ambiental como promoção da justiça social. O evento acontecerá a partir das 17h do dia 20 de novembro no auditório da OAB-PE, na Rua do Imperador Pedro Segundo, no bairro de Santo Antônio. As inscrições são gratuitas pelo site www.esape.com.br.

O seminário pretende envolver a comunidade jurídica, especialistas e sociedade civil buscando aprofundar o debate sobre a participação da população negra na formação das cidades e as relações raciais no espaço urbano, além das implicações do racismo no direito e na justiça social, demonstrando a relevância do debate para a promoção de políticas que tornem as cidades mais democráticas.

O evento contará com três palestras sobre o tema. O racismo ambiental e a dimensão constitucional do direito à cidade será abordado pela bacharela em Direito, mestranda em Direito Público, Ialorixá e ativista social Winnie Bueno. Em seguida, a integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE e mestranda em Desenvolvimento Urbano Juliane Lima falará sobre o Direito ao lazer e racismo ambiental nos parques do Recife. A última apresentação será proferida pela mestra em Ciências Jurídicas e professora de Direito Ambiental Ciani Neves, que abordará o direito e a justiça social no contexto do racismo ambiental.

Além das palestras, o evento contará com uma mesa-redonda de relatos de experiências, na qual a advogada e representante da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco Vera Baroni e a líder comunitária e integrante do Grupo Espaço Mulher de Passarinho Edcléa Santos mostrarão suas experiências em torno do enfrentamento ao racismo ambiental em suas comunidades. A abertura do seminário ficará por conta do Afoxé Oyá Tokolê Owó, do bairro de Dois Unidos, que recepcionará os participantes do evento.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Izabelle Garrido.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

7 + 16 =