O que é ser menina?

Encontro de meninas do projeto Onda pela Paz buscou traçar propostas para criação de perspectivas de vida pessoais e coletivas

No  Inesc

Em dezembro de 2017, 23 meninas de várias periferias do Distrito Federal reuniram-se em Planaltina de Goiás (GO) para criar e fortalecer uma rede de cuidado e autocuidado entre elas. Em comum, as jovens tinham histórias permeadas por violência de gênero e desigualdade social – motivo pelo qual algumas delas ingressaram na criminalidade – e também a necessidade e o desejo de novas construções de vida.

O Encontro foi promovido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em parceria com o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), no âmbito do projeto Onda pela Paz.  A atividade teve como compromisso fortalecer laços entre as adolescentes e iniciar a construção de trajetórias individuais e coletivas.

De acordo com Márcia Acioli, assessora do Inesc responsável pelo projeto, as jovens participantes que já cumpriram medidas socioeducativas, diante da ausência do Estado, temem recair nas práticas delituosas como a única estratégia de sobrevivência possível. “Por isso, nosso objetivo é incentivar a elaboração de novas formas de estar no mundo, que rompam com o ciclo de violência e criminalidade e estimulem a construção de caminhos para uma vida adulta autônoma, livre de violência e que contemple os desejos e perspectivas de futuro das meninas e jovens”, afirmou.

No encontro, as meninas tiveram acesso a atividades artísticas, culturais e terapêuticas, além de terem participado de oficinas para pensar na própria história em conexão com as histórias de outras meninas.

“O que é ser menina pra você?” Fizemos essa pergunta para as jovens participantes do encontro e nos emocionamos com as respostas. Assista ao vídeo e inspire-se!

 

Foto: Milena Argenta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 + 20 =