Entre a barbárie e a civilização: o que nos une? Por Marcia Tiburi e Rubens Casara

Na Cult

Vivemos atualmente um paradoxo histórico. As novas tecnologias produziram uma aceleração rumo ao passado. As mutações decisivas das relações políticas, dos processos econômicos e das trocas intersubjetivas miram em uma única direção: o abandono das conquistas civilizatórias. As novas tecnologias são usadas para isso enquanto prometem publicamente apenas facilitar a vida das pessoas. Mas de que pessoas elas realmente facilitam a vida quando vemos o número crescente de desempregados substituídos em todos os setores por robôs e máquinas? Caixas eletrônicos de bancos, de supermercados e farmácias são apenas o exemplo mais visível desse descarte de seres humanos por um sistema que visa o lucro e não o bem estar e a sobrevivência das pessoas.

O Estado, explicitamente comprometido com os detentores do poder econômico, serve não ao povo, mas ao capital. Desaparecem os limites e laços sociais que permitiam uma convivência minimamente harmoniosa e o Estado que poderia fazer um papel de sustentação da sociedade humana segundo valores democráticos cancela o seu sentido. Valores como a verdade, a fraternidade e a esperança passaram a ser tratadas como mercadorias sem valor, enquanto a mentira, o egoísmo e o discurso de que não existem alternativas à sociedade passaram a ser naturalizadas, quando não tratadas como virtudes. Práticas inquisitoriais voltaram à moda enquanto governantes cada vez mais se revelam anti-iluministas e anti-democráticos. Vivemos sem memória e no atraso. Tempos pós-históricos que parecem pré-históricos.

As crises financeiras, a destruição do tecido industrial, o afastamento de direitos fundamentais, a demonização da política, as vitórias da extrema-direita em várias partes do mundo são apenas sintomas de uma nova normatividade que busca o lucro a todo custo e que lucra a partir da desgraça e da destruição.

Nada que possa servir de limites aos que buscam exercer poder ilimitado é permitido. Direitos sociais e econômicos dos cidadãos são atacados pelas oligarquias, enquanto palavras como “segurança” e “corrupção” são violentadas para servir de justificativa à retirada de direitos civis e políticos dessas mesmas pessoas.

Enquanto isso a “liberdade” defendida em meio a essa concepção neoliberal ultra-autoritária se limita àquela que se dirige aos lucros ilimitados de poucos e à divulgação da lógica da concorrência que aniquila a consciência de classe e coloca cada cidadão contra os demais.

Não há fórmula mágica para enfrentar essas regressões. Mas, quem quiser reagir a esse estado de coisas e reconstruir a sociedade tem que responder a uma indagação: há algo comum, algo que nos una, algo pelo qual valha a pena lutar quando tudo nos leva a crer que não há saída para a barbárie?

Ilustração: Outras Palavras

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × um =