Nota de Combate: a Nota abaixo merece ser publicada exclusivamente para documentar mais um exemplo deste momento vergonhoso pelo qual passamos e, neste caso especificamente, a Funai. Enquanto a imprensa de um modo geral noticia, e a Frente Parlamentar mista se posiciona de forma explícita (AQUI), a direção do que deveria ser a Fundação Nacional do Índio (ou será agora Fundação Nacional Anti-Indígena?) trata o atentado contra os Wajãpi como “suposto”. Vergonha!
***
“Sobre a suposta invasão à Terra Indígena Waiãpi, no Amapá, a Fundação Nacional do Índio informa que assim que tomou conhecimento do fato neste sábado (27) acionou as autoridades competentes e seus servidores no local. A Polícia Federal, assim como o BOPE, estão a caminho para apurar o ocorrido.
Por ora não há registros de conflito, apesar de ter sido confirmado um óbito, mas não há detalhes das circunstâncias. O local é de difícil acesso.
Mesmo assim, a equipe da Funai e da PF permanecerão no local para garantir a integridade dos indígenas e apuração dos fatos.”
Ascom/Funai
–
Menina da etnia indígena Kaiapó . Foto de Ricardo Moraes, Reuters