Garimpeiros foram retirados de terra indígena no Pará, diz Federação dos Povos Indígenas do Pará

Segundo a Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), garimpeiros que teriam sido detidos por indígenas para evitar garimpo ilegal saíram neste domingo da TI Baú.

Por Valéria Martins, g1 PA

A Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) informou que garimpeiros que haviam sido detidos dentro da Terra Indígena Baú, no sudoeste do Pará, foram retirados da área na manhã deste domingo (22) pela Polícia Federal.

A PF não confirmou a informação até a última atualização desta reportagem.

No sábado, o Ministério Público Federal no Pará informou que indígenas Kayapó – um dos povos que habitam a Terra Indígena Baú – haviam detido garimpeiros que tentavam reativar um garimpo ilegal dentro território.

De acordo com a Fepipa, 9 invasores foram retirados pela PF e um fugiu. Segundo Puyr Tembé, presidente da federação, ninguém se feriu.

Segundo lideranças kayapó, os invasores foram encontrados ao tentar reativar um garimpo conhecido como Pista Nova, que fica dentro da TI.. Além disso, o grupo pretendia chegar até um segundo garimpo conhecido como Pista Velha, onde, segundo essas lideranças, indígenas que estariam dando apoio aos invasores instalaram uma aldeia.

Ainda no sábado, a Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que acompanha o caso por meio da Operação Guardiões do Bioma.

Terra Indígena Baú

Homologada em 2008, a TI Baú é habitada por aproximadamente 188 indígenas de dois povos: Pu´rô, que são isolados, e os Kayapós.

A área, de aproximadamente 1,5 milhão de campos de futebol, fica dentro do território do município de Altamira, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).

A localidade não possui rede de internet ou telefone e a comunicação só é feita via rádio amador por meio de frequência.

Foto: Marcello Casal Jr /ABr

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

seis − cinco =