Movimento dos Atingidos por Barragens realiza II Encontro dos Atingidos da Amazônia

Encontro em Belém antecede a X edição do Fospa e contará com a presença de 300 de atingidos e atingidas da Amazônia

por MAB/PA

Nesta semana, atingidos das múltiplas Amazônias se encontrarão na capital das resistências: o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vai realizar o II Encontro dos Atingidos e Atingidas da Amazônia, em Belém do Pará.

A atividade vai acontecer nos dias 27 e 28 de julho no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e faz parte da programação coligada ao Fórum Social Pan Amazônico (FOSPA). Com o lema “Enraizando resistências em defesa da vida e da soberania”, o encontro reunirá centenas de atingidos de todos os estados da Amazônia brasileira e representações da PanAmazônia. Também contará com a presença de organizações aliadas para discutir formas de resistência e defesa da floresta e seus povos.

“Mais do que nunca, diante da emergência climática, afirmamos a importância da floresta para o futuro de nossa Casa Comum. Enquanto o capital devasta e apresenta falsas soluções, cabe aos povos e às organizações populares apresentarem um projeto de defesa da vida pra a região”, afirma Francisco Kelvim, da coordenação nacional do MAB.

No encontro estarão presentes cerca de 300 lideranças atingidas por barragens e outros diferentes contextos, como projetos de hidrovias, mineração e desmatamento nos nove estados da Amazônia.

Veja a programação:

27/07/22

9h30 – Abertura   
10h às 12h30 – Análise da realidade na Amazônia com Edmilson Rodrigues – Prefeito de Belém (PSOL/PA), Prof. Dr. Emmanuel Tourinho – Reitor da UFPA, Valdemar Poxo Munduruku – Cacique da Aldeia Poxo Muybu – TI Sawre MuyBu (Tapajós) e Elisa Estronioli – Coordenação Nacional do MAB

14h30 às 16h – Desafios da luta e organização popular na Amazônia com Prof. Dr. Gilberto de Souza Marques – ICSA/UFPA,  Euci Ana da Costa – Presidente da CUT/PA,   Iury Paulino – Coordenação Nacional do MAB  e Padre José Boeing – Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam)  

16h30 às 17h30 – Ato em defesa da Democracia e Lançamento das Brigadas de agitação e propaganda por Lula Presidente com a presença de personalidades, parlamentares e grupos culturais.

28/07/2022

8h30 às 10h30 – A resistência e luta dos atingidos/atingidas na defesa dos direitos humanos e da Amazônia
com a presença de atingidos dos 9 estados da Amazônia e experiências de lutas e resistências em diferentes contextos.   Com Angélica Mendes – Comitê Chico Mendes, Maria José Ikatu – Coordenação das Comunidades Quilombolas – Conaq, Amarildo Macuxi – Liderança da T.I. Raposa Serra do Sol, do Conselho Indígena de Roraima – CIR e Silvio Roberto – Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB

11h às 12h30 – Lançamento da Campanha pelo marco nacional sobre direitos humanos e empresas (Projeto de Lei 572/22).  
12h – Encerramento 

Serviço:

II Encontro dos Atingidos e Atingidas da Amazônia

Data: 27 e 28/07/2022

Local: Auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED), UFPA. Campus Profissional – Rua Augusto Corrêa, n. 1 Cidade Universitária – Guamá, Belém – PA, 66075-110

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

14 − 10 =