Movimentos e Pastorais Sociais lançam Campanha contra Violência no Campo e publicação anual sobre conflitos agrários no Mato Grosso do Sul

CPT

No dia 8 de maio, segunda-feira, às 18h (horário de MS), será apresentada ao público a Campanha contra Violência no Campo e a publicação anual “Conflitos no Campo Brasil 2022’’, que traz dados alarmantes sobre a violência no campo no país e no estado, registrados no último ano. O evento acontecerá no Armazém do Campo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em Campo Grande (MS).

Em 2022, de acordo com a publicação “Conflitos no Campo Brasil”, o Mato Grosso do Sul registrou 165 conflitos no campo, envolvendo mais de 40 mil pessoas nessas ocorrências. No total, no ano passado, foram 6 assassinatos registrados, todos de pessoas dos povos Guarani e Kaiowá – o que coloca o MS como o 3º estado brasileiro que mais contabilizou mortes em decorrência de conflitos no campo.

Roberto Carlos de Oliveira, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), destaca a importância do lançamento da Campanha e da publicação no MS. “Há mais de 40 anos o trabalho de registro do Centro de Documentação da CPT joga luzes para o cenário de violência e impunidade que as populações camponesas e povos originários sofrem em nosso país. O que os povos indígenas estão enfrentando em nosso estado é um verdadeiro genocídio”, destaca.

Lançada a nível nacional em agosto de 2022, a Campanha Contra Violência no Campo chega ao MS para se configurar como uma ação coletiva de enfrentamento às violências e aos conflitos que sofrem as populações camponesas, com ações e políticas de proteção das comunidades tradicionais, dos povos originários, dos campesinatos, das florestas e das águas.

O evento é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), e demais movimentos e Pastorais Sociais que compõem a Campanha.

O lançamento será aberto ao público e contará com mesa de debate com a participação de representantes dos povos camponeses e indígenas, depoimentos dos movimentos e pastorais sociais, além da apresentação dos dados da publicação. A publicação Conflitos no Campo pode ser acessada gratuitamente no site da CPT.


Serviço:

Lançamento da Campanha contra Violência no Campo e da publicação anual “Conflitos no Campo Brasil 2022’’

Data e horário: 08/05, às 18h (horário de MS)

Local: Armazém do Campo do MST (entrada franca)

Endereço: Rua Juruena, 309 – Vila Taquarussu, Campo Grande – MS

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

onze − três =