MPF recebe na próxima terça (13) em Porto Alegre (RS) primeira reunião da Coordenação de Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos

Durante evento, que também contará com palestras ao longo do dia, vai ocorrer eleição dos coordenadores adjuntos temáticos do Fórum

Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul

O Ministério Público Federal (MPF) vai receber, em Porto Alegre (RS), a primeira reunião da Coordenação Ampliada do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos na próxima terça-feira (13). Na ocasião, vai ocorrer a eleição dos coordenadores adjuntos temáticos do Fórum. Participarão do evento os integrantes da coordenação ampliada do Fórum Nacional. O encontro também será aberto aos integrantes do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA).

A reunião terá a presença, na mesa de abertura, do subprocurador-geral do Trabalho Pedro Serafim, coordenador-geral do Fórum Nacional, e da procuradora regional da República Fátima Borghi, coordenadora-geral adjunta do Fórum Nacional. Estarão presentes ainda o secretário-executivo do Fórum Nacional Luiz Cláudio Meirelles, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva, coordenador do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, e as procuradoras da República Suzete Bragagnolo e Ana Paula Carvalho de Medeiros, coordenadoras adjuntas do Fórum Gaúcho.

Palestras programadas – O evento também contará com algumas palestras. A pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Aline do Monte Gurgel vai apresentar o tema Um Dossiê Sobre Agrotóxicos nas Águas do Cerrado, e o professor Leonardo Melgarejo, também coordenador adjunto do Fórum Gaúcho, terá reproduzida em vídeo uma palestra sobre trigo transgênico.

A programação prevê ainda apresentação da Aliança Internacional para Regulamentação de Agrotóxicos (IPSA, sigla de International Pesticides Standards Alliance, nome da entidade em inglês), que será feita por Pedro Serafim e pela professora do Departamento de Geografia da USP e integrante do Fórum Paulista de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, Larissa Bombardi.

A promotora de Justiça Rosana Araújo de Sá Ribeiro, que coordena o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo em Campo Mourão, no Ministério Público do Paraná, vai falar sobre fiscalização de depósitos de agrotóxicos e do aplicativo Pólen App, ferramenta que permite comunicação direta com os órgãos fiscalizadores na região.

O evento contará ainda com a apresentação, feita pelos professores e pesquisadores Max Rolemberg e Aline Cândida Ribeiro Andrade, do projeto O Cultivo Estratégico de Apicultores, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Pernambuco.

Arte: Secom/PGR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

3 × cinco =