MPF e Portela promovem a 2ª edição do projeto Portela por Direitos no Rio de Janeiro

Encontro será realizado em 14 de outubro e vai debater escravidão e reparação

Procuradoria da República no Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), e o Departamento de Cidadania do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela realizam, no próximo dia 14 de outubro, no Rio de Janeiro, a 2ª edição do projeto Portela por Direitos.

O tema do evento será “Escravidão e reparação: herança de preto, coragem no medo” e o debate estará focado no papel de instituições na escravidão e no tráfico de pessoas pretas. O encontro será realizado na quadra da escola e pretende não só promover uma reflexão, mas também enfatizar a possibilidade de ações da comunidade em favor da mobilização por direitos.

O Portela por Direitos é uma parceria entre o MPF e a escola de samba Portela, para promover rodas de conversa sobre direitos humanos no Rio de Janeiro. Os temas dos encontros estão sempre relacionados à efetivação de direitos humanos e os participantes atuam na mobilização da comunidade e na criação de iniciativas que levem à concretização desses direitos.

A 1ª edição do Portela por Direitos foi realizada em junho deste ano e tratou do tema “Racismo Religioso: Samba e Curimba na Jurisdição”, abordando os impactos da intolerância religiosa. Foram debatidas a importância da liberdade religiosa e as implicações criminais do discurso discriminatório de ódio às comunidades religiosas de matriz africana, bem como a importância da diversidade cultural.

Serviço

2ª edição do projeto Portela por Direitos
Roda de conversa “Escravidão e reparação: herança de preto, coragem no medo”
Data: 14/10
Horário: 9h
Local: Quadra da Portela (Rua Clara Nunes, nº 81, Madureira, Rio de Janeiro)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

11 − 7 =