Nova ameaça de morte no cerrado piauiense: Coletivo de povos, comunidades tradicionais e organizações sociais denunciam violações de direitos

Por CPT Piauí

Na tarde do último domingo (15), Carlos Rone Salgim ameaçou de morte o Sr. Juarez Celestino, liderança no território Melancias, município de Gilbués, no Piauí.

A ameaça ocorreu junto aos moradores da comunidade Passagem da Nega, no mesmo território. Segundo os moradores, Salgim estava bastante exaltado e, além de dizer que os moradores deveriam sair daquela área, afirmou ainda que “já estava encomendada a pessoa que irá matar o Sr. Juarez”. Rone, como é conhecido na região, já ameaçou Juarez em outras ocasiões.

Nesta segunda feira (16), foi registrado um boletim de ocorrência no município de Corrente e as autoridades estaduais e nacionais foram também comunicadas.

As 42 famílias que vivem há gerações de modo tradicional no território Melancias vêm sofrendo com o avanço do agronegócio, que desmata, abusa de agrotóxicos, contamina suas águas e plantações. Além disso, são vítimas de ameaças de expulsão e de morte, como as ocorridas recentemente.

O Coletivo de Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado no Piauí, a Comissão Pastoral da Terra-PI e a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos repudiam e denunciam mais essa violência, ao mesmo tempo em que cobram das autoridades competentes as medidas necessárias para garantir a vida e a dignidade das famílias do território Melancias.

Imagem: Erosão no território Melancias. Crédito: Mariella Paulino.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

16 + 19 =