O Fórum Nacional Direitos Humanos pela Democracia, reunido nesta quarta-feira (29) na Câmara dos Deputados, manifesta sua indignação com a indicação, ainda não efetivada, do General da reserva Roberto Peternelli para o cargo de presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). Atribuída ao PSC, partido pelo qual disputou eleições parlamentares em São Paulo, a indicação de um militar golpista para tão importante função no sistema de proteção e promoção dos direitos humanos é um desatino e uma afronta.
Essa indicação é um ataque os povos indígenas do Brasil, que há séculos esperam a reparação pelo genocídio contra eles movido pelo Estado brasileiro, é a união do autoritarismo militar com o fundamentalismo religioso no estratégico espaço da Funai, constituído para a defesa de seus direitos. Os reais dilemas da Funai, que reclamam seu fortalecimento institucional, orçamentário e profissional, não serão contemplados com esta indicação fisiológica.
Fora Temer
Fora Peternelli
Direitos Humanos Pela Democracia
Direitos dos Povos Indígenas são Inegociáveis no balcão da governabilidade golpista.
–
Fonte: Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
Boa tarde senhores
A minha preocupação. tem muitos cuidadores de índios, porém, ação que possa mudar a situação não existe. Ex. Desde que criamos a nossa organização OSCIP GUARANY, somos atropelado pela FUNAI e a sua REDE, a prefeitura de nega de fornecer o nosso ALVARÁ e a FUNAI e o primeiro a interferir.