Nota de Repúdio: É indecente a empresa Integratio ser cogitada como consultora no Acordo Prévio do MPF com Samarco/Vale/BHP

Causou enorme espanto que a força-tarefa do MPF, à qual agora se soma a força-tarefa do MPMG, aceitassem ambas, no acordo prévio sobre o rompimento da barragem de Fundão, assinado com as empresas Samarco, Vale e BHP no último 18 de janeiro, a INTEGRATIO Mediação Social e Sustentabilidade como uma organização “Expert” para a realização do diagnóstico socioeconômico e assistência aos atingidos.

Na carteira de clientes da INTEGRATIO estão a própria SAMARCO e a VALE, além de Anglo American, AngloGold Ashanti, Bahia Mineração, BeloSun Mining, Crusader, CSN, Ferrous,  Gerdau, Kinross, Mineração Rio do Norte, Mirabela, MMX, MPX, Rio Novo, Rio Tinto, SAM, Votorantin e Yamana Gold, assim como outras empresas associadas ao ramo da mineração. Em 2014, a INTEGRATIO prestou consultoria para a própria Samarco em Bento Rodrigues para mapear possíveis “riscos sociais” que ameaçariam a atividade da empresa na região.

Assim, a INTEGRATIO não tem legitimidade para produzir levantamentos e avaliações  independentes  em relação aos danos sociais e econômicos causados aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Esta empresa não tem qualquer compromisso com os direitos humanos e sociais e já foi criticada pelos atingidos em Barra Longa na semana passada. É INDECENTE que esteja no acordo prévio assinado pelo MPF.

Repudiamos um acordo prévio que aceitou uma consultoria desta “envergadura” umbilical com as empresas criminosas e o setor minerário.

As outras 3 organizações “Experts” mencionadas no acordo são a LACTEC (para o diagnóstico socioambiental), RAMBOLL (para a avaliação e monitoramento dos Programas de Reparação Socioambiental e Socioeconômica) e O BANCO MUNDIAL (para coordenação dos trabalhos e consultoria ao MPF) sobre as quais estamos pesquisando.

Minas Gerais, 23/2/2017

Brigadas Populares
Ação Franciscana de Ecologia e Solidariedade (AFES)
Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela
Movimento pelas Serras e Águas de Minas (MovSAM)
SOS Serra da Piedade

ASSINE TAMBÉM ESTA NOTA. Novas adesões serão inseridas. Envie sua adesão para [email protected].

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um + treze =