1º Encontro e Feira das Comunidades Geraizeiras começa hoje na Bahia

O Encontro e a Feira acontecem no Espaço de Eventos Central Show, em Formosa do Rio Preto, na Bahia, nesta sexta-feira, 24, e segue até amanhã, 25. O filme “Gerações Geraizeiras”, que retrata o conflito entre as comunidades geraizeiras e o latifúndio “Condomínio Estrondo”, será lançado durante o evento

Agência 10envolvimento / CPT

A “Agência 10envolvimento” – inserida na Pastoral Social da Diocese de Barreiras, no Oeste da Bahia – vem acompanhando as comunidades no gerais do Rio Preto. Desde o ano de 2014, empreende-se o projeto “Gerações Geraizeiras”, centrado na comunidade “Cacimbinha”.

Todos os esforços visam fortalecer a autoafirmação da cultura geraizeira, a defesa do bioma “Cerrado” e o reconhecimento dos territórios tradicionais das famílias geraizeiras. Incentiva e aprimora-se o aproveitamento de plantas e frutas nativas para a confecção de remédios naturais, produtos alimentícios e bio-joias.

O 1º Encontro e Feira das comunidades geraizeiras do Rio Preto traz uma amostra dos trabalhos feitos e chama a sociedade para uma reflexão sobre a importância e os desafios das comunidades geraizeiras no alto Rio Preto.

Será lançado também o filme “Gerações Geraizeiras” que retrata o doloroso conflito entre as comunidades geraizeiras e o latifúndio “Condomínio Estrondo”.

O evento acontece dentro da “Semana da Água”, apontando para a vital importância das comunidades geraizeiras como guardiões das águas nascidas no Cerrado. Esse encontro respalda a “Campanha da Fraternidade 2017 sobre os biomas brasileiros” e reforça a “Campanha Nacional em Defesa do Cerrado”.

Realização:

Agência 10envolvimento

 Parceria:

  • Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Formosa do Rio Preto;
  • Associação Pró-cultura;
  • Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Formosa do Rio Preto;
  • Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto

 Mais informações:

Agência 10envolvimento: (77) 3613-6620

Confira a programação completa:

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

3 − 2 =