MPF/RJ e UERJ promovem seminário de avaliação sobre a Baía de Sepetiba

Evento terá a participação de pesquisadores da universidade e técnicos de órgãos ambientais e será aberto ao público geral

MPF/RJ

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro e a Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) promoverão, nos dias 29 e 30 de junho, no auditório 11 do campus Maracanã, o I Seminário de Avaliação Socioambiental Global da Baía de Sepetiba: Diagnósticos e Desafios para Pensar a Gestão Regional.

O evento, que contará com a participação de pesquisadores da universidade e técnicos de órgãos ambientais, tem por objetivo trazer ao público debates e análises de dados que contribuam para o entendimento do processo e do estado da arte da questão ambiental e social na região da Baía de Sepetiba. A compreensão desse quadro é fundamental, tanto para assegurar o direito de acesso à informação, como para contribuir para a avaliação e reestruturação dos modelos e mecanismos de gestão a fim de garantir a efetiva melhora na qualidade de vida e na qualidade ambiental na área.

Nas últimas décadas, a Baía de Sepetiba foi um dos eixos da expansão metropolitana, além de ser alvo de grandes empreendimentos de infraestrutura portuária. Para o procurador da República Sergio Suiama e a professora Cátia Antonia da Silva, coordenadores do evento, “infelizmente, os planos e licenciamentos expedidos pelas Administrações Federal, Estadual e Municipais não vêm considerando apropriadamente os fatores contribuintes para o agravamento dos problemas ambientais e sociais verificados na região, sobretudo porque não levam em consideração os efeitos sinérgicos causados pelos empreendimentos industriais e de infraestruturas instalados ou em processo de implementação na área”.

O seminário terá as seguintes mesas temáticas: processos de formação ambientais e socioespacial da região da Baía de Sepetiba; compreendendo os impactos ambientais na baía de Sepetiba – coordenador; impactos, modelos de diagnósticos e monitoramento; desafios de governança e gerenciamento: limites e possibilidades para a gestão da região da baía de Sepetiba – desafios e propostas Modelos e experiências de gestão regional do território.

O evento é gratuito, aberto ao público geral e não é necessária a inscrição prévia.

Serviço:

I Seminário de Avaliação Socioambiental Global da Baía de Sepetiba: Diagnósticos e Desafios para Pensar a Gestão Regional

Data: 29 e 30 de junho de 2016, das 08:30 às 17:30hs.

Local: UERJ, campus Maracanã, auditório 11

Público-alvo: pesquisadores, estudantes, membros do Ministério Público e técnicos de órgãos ambientais

Programação: veja aqui 

Inscrição: gratuita

Crédito: Guilherme B. Alves – Wikimedia Commons

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × 1 =