Acontece nesta segunda-feira, 4 de setembro, em Brasília, uma manifestação de repúdio à indicação do general da reserva Roberto Peternelli (PSC) para a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai). Organizações indígenas, servidores da Funai, membros da comunidade científica e demais apoiadores se reunirão em frente ao Ministério da Justiça, onde será protocolada a nota de repúdio da comunidade acadêmica e científica à indicação de Peternelli.
Em dois dias, a nota elaborada por professores, estudantes e pesquisadores de diversas universidades do país levantou mais de 4000 subscrições, entre pessoas e instituições, no país e no exterior.
Sinalizando o grave retrocesso que a indicação representa, a nota alerta para o alinhamento do partido do general a propostas legislativas anti-indígenas – como a PEC 215. A nota destaca ainda os crimes cometidos contra os povos indígenas durante a ditadura militar no Brasil e chama a atenção para a escalada da violência contra esses povos no contexto atual. Além disso, o texto denuncia: Peternelli é declaradamente saudoso do golpe de 1964.
Entre os subscritos destacam-se Dalmo Dallari, Manuela Carneira da Cunha, Maria Rita Kehl, Eduardo Viveiros de Castro, Roberto DaMatta e Alcida Ramos, como também a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN).
Além de mobilizar cerca de 50 institutos, programas de Pós-Graduação, departamentos, núcleos e laboratórios de pesquisa, o movimento também conta com o apoio da comunidade acadêmica internacional. Nomes como Marshall Sahlins (Universidade de Chicago), Philippe Descola (Collège de France, Paris), Anne-Christine Taylor (Centre National de la Recherche
Scientifique, Paris), Boaventura Sousa Santos (Universidade de Coimbra), Martin Holbraad (University College London) e Jonathan Hill (Southern Illinois University).
O que: Manifestação e protocolo de nota de repúdio à indicação do general Roberto Peternelli para a presidência da Funai
Quando: 4 de julho, 16h
Onde: Ministério da Justiça
—
Imagem: reprodução da página do Facebook do Mobiliza Funai.
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Luísa Molina.