Pulverização aérea de agrotóxicos: uma ameaça para as cidades. Entrevista com Larissa Bombardi

Professora Larissa Bombardi, da Geografia-USP, fala sobre lei sancionada por Michel Temer na semana passada

Em De Olho nos Ruralistas

De Olho nos Ruralistas gravou na semana passada um piloto do programa de TV pela internet, com a professora Larissa Mies Bombardi, da Geografia-USP. Especialista em agrotóxicos, ela apontou risco de “colapso na saúde pública” com a sanção de lei que permite pulverização aérea de agrotóxicos em áreas urbanas.

Larissa observou que os venenos destinados ao combate aos mosquitos têm o mesmo princípio ativo dos agrotóxicos. E que, assim, o Brasil retrocede ainda mais: enquanto na Europa a pulverização aérea é proibida também no campo, aqui se autoriza nas cidades.

A lei sancionada por Temer incluiu várias medidas de combate ao mosquito da dengue (e do zika). A pulverização aérea entrou na última hora, após emenda de um deputado da base ruralista, Valdir Colatto (PMDB-SC), por sua vez atendendo a uma demanda do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola.

 

Crédito da arte: Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.

Comments (1)

  1. Ola.
    Sou presidente da OSCIP GAIA SOS, e desde nossa fundação em dezembro de 2014, trabalhamos em prol do meio ambiente, e uma das principais preocupações é sobre os agrotoxicos, e o compromentimento com a saude em todos os aspectos. Segue abaixo materia da Dr. Eleanor Luzes sobre os agrotóxicos.
    Eleanor Luzes
    22 de junho às 23:48 ·
    Amigos o Brasil que pode ser o Celeiro do Mundo, terra generosa, que pode plantar “que tudo dá”, aí vem quem que nos dará esterilidade humana, deformidade que ninguém sabe onde termina, até agora só em animais. E temos 22 a 20.000 genes comuns, como temos 15.000 genes comuns às planta, e devido a isso estamos perdendo as sementes crioulas no mundo,, fruto de cultivo de milênios. Era inconstitucional, era dever do Ministério da Saúde. Isto foi modificado e parou em uma Secretaria de Biotecnologia para decidir sobre nossa vida.
    Quando Bruce Lipton explicou a descoberta de Pjotr Garjajev e seus colaboradores que existe gene transfer que aumentam a velocidade de evolução da bioesfera. Compartilhar informação não é um acidente, mas um método de aumentar a sobrevivência da biosfera.
    Gene transfer de comunicação intra e inter-espécies. Quão perigosa é a engenharia genética para a biosfera. Ingerir genes transfers artificiais, eles vão alterar os genes das bactérias saprófitas que auxiliam a digestão no intestino, no mínimo. Da mesma maneira um gene transfer geneticamente modificado causa na agricultura ao seu redor super-pragas que não haviam sido consideradas. Livro recomendado: Roleta Genética – Jeffrey M. Smith – tem em português. Há documentários também.
    Tem dele com leg. em português; https://www.youtube.com/watch?

    OBS: Fico no aguardo do contato do pessoal do blog
    Abraços : Antonio Carlos

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

9 − dois =