Prefeitura não cumpre acordo e índios voltam a ocupar prédio em Belterra

Indígenas afirmam que pagamento não está ocorrendo conforme acordo. Ocupação iniciou na manhã desta segunda-feira (12).

Do G1 Santarém

Indígenas do Baixo Tapajós da etnia Munduruku voltaram a ocupar o prédio da prefeitura de Belterra, no oeste do Pará, na manhã desta segunda-feira (12). Segundo eles, a prefeitura não está cumprindo o acordo firmado com os professores indígenas que estipulava datas para que fossem realizados os pagamentos dos salários atrasados.

De acordo com o professor Edclei Munduruku, os salários de julho, agosto e setembro foram pagos no início de dezembro. Os meses de outubro e novembro deveriam ser regularizados até o dia 10, mas até o momento o dinheiro não está na conta dos servidores. O salário referente ao mês de dezembro e o 13º salário devem ser pagos até o dia 20 de dezembro, conforme informou o professor.

Segundo os indígenas, o prédio será desocupado assim que eles conseguirem um posicionamento da prefeita ou do secretário de educação a respeito da situação. O ato é pacifico é não está atrapalhando o trabalho dos servidores do prédio.

Primeira ocupação
Pelos menos trinta indígenas das comunidades Marituba, Taquara e Bragança ocuparam no dia 29 de novembro o prédio da Prefeitura de Belterra. O ato ocorreu para cobrar o pagamento dos salários atrasados dos servidores da educação que atendem as comunidades. O grupo pediu ainda explicações sobre a falta de apoio do órgão na 2º Conferência de Educação Indígena, que ocorreu na aldeia de Bragança.

Após negociações com a gestão municipal e a assinatura de um acordo no qual a prefeitura se comprometia em pagar os salários atrasados, eles desocuparam o prédio no dia 1º de dezembro.

O G1 entrou em contato com a prefeitura do município e até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

Imagem: Ocupação seguirá por tempo indeterminado, segundo os indígenas (Foto: Edclei Munduruku)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

8 − 2 =