No blog do Pendlowski
Uma coisa que sempre me deixou curioso ao longo dos quase 6 anos de existência do “Blog do Pedlowski” foi o fato de que apesar de todos os fatos espinhosos que foram abordados, nenhuma notificação judicial ou extra-judicial havia sido produzida contra mim. Eu normalmente atribui essa falta de notificações com o fato de que a audiência atingida era insignificante demais para as corporações se preocuparam em tentar silenciar este blog.
Bom, esse cenário acaba de ser modificado por uma notificação extra-judicial que foi enviada ao endereço do blog pelo prestigioso escritório de advocacia “Moraes Pitombo Advogados” em relação à postagem que fiz em relação à ameaça de morte cometida contra o Frei Gilberto Teixeira que atua no Distrito de Belisário em Muriaé (MG) (Aqui!).
Como os leitores do blog poderão observar a partir da leitura da notificação da “Moraes Pitombo Advogafos” que se apresenta na condição de representante legal da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) se baseia em dois aspectos da minha postagem sobre a ameaça de morte cometida contra o Frei Gilberto: 1) que a ameaça não teria ocorrido, já que a CBA teria procurado registros policiais sobre o fato e não teria encontrado qualquer registro, e 2) que eu teria feito referência direta à CBA como sendo partícipe da ameaça que relatei.
Em relação à primeira sustentação da notificação, creio que essa é uma matéria já ultrapassada após a declaração pública da Diocese de Leopoldina registrando a ameaça (Aqui!) e o lançamento de uma nota assinada por 73 entidades igualmente abordando o fato (Aqui!). Em outras palavras, a ameaça não só existiu como foi fortemente repudiada por causa da sua natureza anti-democrática.
Já em relação ao segundo aspecto da notificação, deixo claro que não fiz qualquer referência à CBA como partícipe da ameaça feita ao Frei Gilberto e, inclusive, estranho que essa ligação tenha sido feita por quem diz representar a empresa.
Um aspecto que parece ter fugido à atenção de quem produziu esta notificação extra-judicial é que este blog opera amparado numa ampla rede de contatos que colabotam com materiais que normalmente ainda não chegaram à atenção da mídia corporativa. Além disso, antes de publicar quaisquer postagens relacionadas à conflitos socioambientais, realizo uma verificação direta antes de publicar. Talvez por isso é que tenha demorado tanto tempo para uma notificação desta natureza aparecer.
O fundamental nesta questão é que o blog já cumpriu e continuará cumprindo o seu papel de informar sobre os conflitos em curso em Belisário, e que a repercussão alcançada já justificou a publicação feita. Além disso, continuarei a abordar os eventuais desdobramentos deste caso da mesma forma com que tenho feito em outros casos, qual seja, de forma documentada e equilibrada, pois só assim manterei o nível de confiança que os leitores deste blog depositam no que aqui é publicado.
Finalmente, continuo prestando toda a minha solidariedade ao Frei Gilberto e aos agricultores do Distrito de Belisário, pois são eles os que precisam ser realmente apoiados nos duros embates que estão conduzindo em defesa de suas formas de organização social e produtiva.
Gostei muito do site! parabens!