Urgente: jagunços atacam acampamento Beira Rio, em Fronteira, MG

Por Jornalistas Livres

Em pleno Natal e fim de ano, o Acampamento Beira Rio e seus representantes da cidade de Fronteira (MG) são atacados e perseguidos por jagunços e traficantes.

Já se estende por 8 dias a perseguição à lideranças de movimentos sociais de luta pela terra e as ameaças constantes de invasão aos lotes ocupados e cultivados por famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra. A retaliação tem como principais agentes traficantes e jagunços de Icem (SP) e também de Fronteira (MG).

O acampamento Beira Rio resiste há 4 anos a tentativas seguidas de reintegração de posse movidas por um suposto proprietário que sequer consegue comprovar posse das terras e ajudadas por um judiciário que teima em estar do lado do latifúndio e não do povo trabalhador. As terras são cobiçadas pelo agronegócio e também por agentes de especulação imobiliária no município. Hoje o acampamento conta com 171 famílias que lá moram, cultivam as terras e constroem vida digna.

Mas há oito dias a comunidade vem sofrendo com ameaças e coações movidas por agentes conhecidos localmente como membros do tráfico de drogas. A situação de extrema gravidade se intensifica uma vez que estes traficantes têm tentado a força ocupar lotes na comunidade. E produziram no acampamento uma atmosfera de medo e tensão. As ameaças são graves ao ponto de um dos ameaçadores dizer a mães e crianças no acampamento, que estes não têm pudor ou receio de executar crianças e mulheres.

A comunidade está organizada com vigília constante no Acampamento.

Nota do Movimento Terra Trabalho e Liberdade – MTL

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Osni Diaz.

Imagem: Reprodução do Correio do Brasil.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco × 4 =