Blog com mensagens racistas sobre estudantes provoca revolta em universidade do Rio

Estudantes da UniCarioca, no Rio, foram insultados em post com conteúdo preconceituoso no último sábado. ‘O racismo é nojento’, diz estudante

No G1 Rio

O conteúdo racista de um blog tem provocado revolta entre os alunos da UniCarioca, uma universidade particular do Rio de Janeiro. Na mensagem, o autor diz estar “incomodado com o tipo de gente” que tem visto circular pelo local. Ele reclama que a universidade deixou de ser frenquentada pela “elite branca” e que agora só vê “apenas negros e mestiços, que entram por cota, Prouni e Fies.”

O autor do blog ainda faz acusações sobre alguns estudantes e professores, e fala do comportamento dos alunos: “Não conseguem viver sem se portar como seus ancestrais macacos; ficam tirando selfies, interrompendo a aula, formando grupos para gazetar aulas e deixar os professores a sós na sala, forçam saída mais cedo, usam a UNICARIOCA como point para dar “rolézinhos” e fumar maconha, que, por sinal, é descaradamente vendida por lá. A Unicarioca de hoje se tornou uma boca de fumo e senzala gigantesca para abrigar toda pária social”.

Uma das pessoas acusadas pelo blog disse na rede social que vai atrás de justiça. Leia mensagem na íntegra abaixo.

SURREAL? Sim. DOEU? Sim. TREMI? Sim. CHOREI? Sim. ABALADA? Jamais. Eu vou lutar pra justiça ser feita.Tem 21 anos que eu vivo sem saber o que é o racismo, sem enfrentá-lo de frente, talvez pela minha cor não ser tão escura assim, eu tenha passado batido todos esses anos.. Mas dessa vez não, dessa vez eu tô sentindo na pele o um racista pode fazer, como ele pode machucar, sem nem mesmo um motivo que justifique tamanho ódio. Se já dói de ler os relatos de pessoas sobre o racismo, se eu já choro, imagina como me senti com isso? Direcionado a mim, por alguém que eu nem mesmo sei quem é! Desconhecia a existência até hoje!

Confesso que saí das minhas estribeiras assim que recebi o link e vi a quantidade de pessoas que haviam pedido pra me mandar mensagem no facebook. Esse foi meu bom dia, um post viralizado onde cita a minha instituição de ensino, colegas de faculdade e até um amigo do coração na lista. Eu fiquei sem chão, cada parte do meu corpo tremia.

Com a cabeça mais tranquila agora, fico pensando como um ódio por cor pode chegar a tanto, sabe?! A ponto do cara atacar gratuitamente. Desejo toda luz a você, cara, seja quem for, pois eu não vou desejar o mal e me encher de trevas como a sua mente deve ser.. Desejo o bem, mesmo pra vc, que hoje, é meu pior inimigo. Todas as medidas serão tomadas, estamos vendo todos os links e agradeço a todas as informações de nome, links e orientações. Obrigada a todos que se preocuparam e agora é força pra ir pra luta contra o racista. NÓS LUTAREMOS. NÃO IRÃO NOS CALAR, RACISMO AQUI NÃO PASSA! “

O DCE da UniCarioca se pronunciou no Facebook dizendo que não é a primeira vez que recebe denúncia de racismo envolvendo o aluno que fez a postagem no blog. A denúncia formal na delegacia, segundo o DCE, será feita nesta segunda-feira (8).

“Estamos localizando as vítimas deste criminoso que não pode mais ficar impune. Ainda hoje fomos com uma das vítimas a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, no Jacarezinho, mas estava fechada. Na próxima segunda-feira (08), iremos com as vítimas localizadas até o momento na UniCarioca unidade Rio Comprido (sede) para conversar e cobrar dos responsáveis da instituição um posicionamento, pois não é a primeira vez que acontece. Em seguida, iremos retornar a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática para formar uma ação contra o estudante machista, racista, homofóbico e nazista. Abominamos qualquer tipo de preconceito dentro e fora da instituição. Não compartilhem quando a publicação expuser a imagem e o endereço virtual das vítimas. Mais informações serão noticiadas aqui. RACISTAS NÃO PASSARÃO!”, dizia a mensagem do DCE na rede social.

O crime de racismo está previsto na Lei 7.716/89. Segundo o artigo 140 parágrafo 3º do Código Penal Brasileiro, ofender a honra de alguém com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem pode gerar uma ação penal por injúria racial.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 × quatro =