Justiça determina bloqueio de bens de associação que deveria entregar casas a indígenas da Reserva do Votouro

Entidade da cidade de Benjamin Constant do Sul não cumpriu o prazo para entrega das obras para famílias da Reserva do Votouro. Cerca de R$ 900 mil serão bloqueados. Decisão é liminar e cabe recurso.

Por Roger Gritti, RBS TV, no G1

A Justiça Federal da cidade de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, determinou o bloqueio de bens da Associação Amigo do Índio, de Benjamin Constant do Sul. A entidade não cumpriu o prazo para entrega de 82 casas para famílias indígenas da Reserva do Votouro, que era de no máximo dezembro de 2015. Ainda cabe recurso no TRF-4.

Conforme o Ministério Público Federal (MPF), a entidade recebeu recursos da Caixa Econômica Federal para mediar a construção das unidades habitacionais na comunidade indígena, em convênio firmado em dezembro de 2012.

A empresa responsável pela construção teria abandonado as obras em outubro de 2015, e o valor que a associação recebeu é maior do que o percentual da obra. O MPF solicitou o bloqueio de bens até o limite de R$ 892 mil, que é o montante correspondente aos valores necessários para a conclusão das obras, acrescido da quantia liberada que não teve destinação comprovada.

O juiz federal Joel Luis Borsuk determinou que seja realizada uma audiência de conciliação entre as partes em novembro.

A Associação Amigo do Índio ainda não se manifestou sobre o caso.

Imagem: Reserva do Votouro abriga indígenas na cidade de Benjamin Constant do Sul, no Norte do estado. — Foto: Reprodução/RBS TV

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

19 + 7 =