MPF em Minas recebe representação do povo Xacriabá contra ato que retirou da funai demarcação de terras indígenas

Audiência pública foi marcada para o dia 3 de abril para discutir a proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas no estado de Minas Gerais

Ministério Público Federal em Minas Gerais

Nesta quarta-feira (16), representantes da etnia Xacriabá compareceram ao Ministério Público Federal em Minas Gerais e entregaram uma representação pedindo providências contra a transferência para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento da atribuição para identificar, delimitar, demarcar e registrar as terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas. A Medida Provisória 870, de 1º de janeiro de 2019, retirou da Fundação Nacional do Índio (Funai) essas atribuições.

O documento requer ao MPF que sejam tomadas medidas urgentes para evitar danos aos povos indígenas, decorrentes da interferência política em procedimentos demarcatórios.

A representação aponta também que a mudança proposta pela MP 870 apresenta vício formal, pois ignorou a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário, que estabelece que povos indígenas e demais povos e comunidades tradicionais têm direito a consulta prévia sobre todos os assuntos que os afetem diretamente.

Audiência pública – Após o recebimento da representação, o MPF instaurou um inquérito civil para apurar as ameaças aos direitos territoriais, sociais e culturais dos povos indígenas em Minas Gerais e marcou uma audiência pública para o dia 3 de abril, que ocorrerá na sede da Procuradoria da República em Minas Gerais.

O objetivo da audiência é debater a vulnerabilização dos direitos territoriais, sociais, econômicos e culturais e definir estratégias voltadas ao enfrentamento das violações de direitos indígenas.

Para acessar o edital da audiência pública, clique aqui.

Serviço:
Audiência Pública – Proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas do estado de Minas Gerais
Data: 3 de abril de 2019
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório da Procuradoria da República em Minas Gerais
Endereço: Av. Brasil, 1877 – Funcionários – Belo Horizonte

Imagem: Egon Heck

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

3 × 3 =