A 8° Conferência Estadual de Saúde, realizada de 24 a 26 de maio, em Porto Alegre, aprovou duas moções de repúdio à instalação de uma mina de carvão entre os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas, a cerca de 16 quilômetros do centro de Porto Alegre.
As moções foram aprovadas por mais de 3 mil delegados e delegadas representando todos os municípios do Rio Grande do Sul.
A Plenária da Conferência também aprovou por unanimidade uma moção de repúdio à instalação de um aterro sanitário na zona rural de Viamão!
Segue abaixo o texto de uma das moções aprovadas sobre a Mina Guaíba:
“Uma mina de carvão é comprovadamente prejudicial à saúde da população e representa uma política pública de doença e não de saúde. Além disso, apresenta danos irreversíveis ao meio ambiente e às nossas vidas, destruindo o manancial de água potável da região do Delta do Jacuí e a maior produção de arroz orgânico da América Latina. Neste sentido, reafirmamos a necessidade de um amplo diálogo da população gaúcha sobre o tema através de audiências públicas e de um plebiscito”.
—
Imagem: “As duas margens do Jacuí e um cinturão em volta de Porto Alegre estão mapeadas para mineração de carvão”. Foto: Guilherme Santos