Segurança pública e racismo são temas de seminário promovido pelo MPF

Evento online ocorrerá em 26 de outubro, com a participação de membros do MPF, especialistas, representantes das Polícias e de organizações da sociedade civil

 A Câmara de Sistema Prisional e Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público Federal (7CCR/MPF) realiza, em 26 de outubro, o seminário “Segurança Pública e Racismo: Conhecer para Enfrentar”. O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) contra o Racismo na Atividade Policial e tem o objetivo de discutir práticas discriminatórias e sua interferência nas atividades de segurança pública, além de debater causas, efeitos e formas de superar o problema. O seminário será 100% online, via Plataforma Zoom e com transmissão ao vivo pelo canal do MPF no Youtube (www.youtube.com/canalmpf). Está prevista a participação de membros do Ministério Público, especialistas na temática, representantes das Polícias Federal, Rodoviária Federal e de organizações da sociedade civil.

As discussões ocorrem de manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h. A programação prevê abertura e três mesas temáticas. A primeira mesa vai discutir os conceitos de racismo estrutural, racismo sistêmico e racismo institucional. A segunda mesa vai apresentar pesquisas sobre racismo na atividade policial, enquanto a última mesa pretende debater a formação dos quadros policiais e seu papel no enfrentamento do problema.

Todas as pessoas que cumprirem 100% da carga horária de 8 horas/aula receberão certificado. Para isso, é preciso fazer a inscrição até 21 de outubro. O público interno do MPF deve acessar o Sistema Hórus (clique aqui). Já o público externo deve se inscrever por meio de formulário eletrônico (clique aqui). Os inscritos devem seguir as instruções que serão enviadas por e-mail e irão orientar sobre os procedimentos para verificar presença.

Grupo de Trabalho Interinstitucional 

O seminário é o primeiro evento realizado pelo GTI contra o Racismo na Atividade Policial. Instituído em novembro do ano passado, o grupo pretende, entre outros objetivos, identificar práticas de racismo no âmbito das forças de segurança pública federais, propor atuações e medidas para a eliminação de condutas discriminatórias e fomentar o debate público sobre o tema nas instituições e nas atividades policiais. Além de integrantes do MPF, o GTI conta com representantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, de entidades da sociedade civil e de grupos de pesquisa sobre a temática da violência policial e do racismo institucional.

SERVIÇO
Seminário “Segurança Pública e Racismo: Conhecer para Enfrentar”
Dia 26 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 17h
Via plataforma Zoom e com transmissão ao vivo pelo Cana do MPF no Youtube www.youtube.com/canalmpf
Carga horária: 8 horas/aula
Certificado para quem cumprir 100% da carga horária

Inscrições até 21 de outubro
Membros e servidores do MPF – via Sistema Hórus
Público externo – Link para inscrições 

Programação

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República

De acordo com 14º Anuário Brasileiro de segurança pública, mais de 74% das vítimas de mortes violentas no país são negras; negros são 79,1% dos mortos pela polícia. Foto: Fernando Frazão /Agência Brasil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

7 + 7 =