Carta da Oil Watch de apoio à AHOMAR

Oilwatch se solidariza e apoia a luta dos pescadores e pescadoras da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, Brasil. A segurança de Daize Menezes e Alexandre Anderson, lideranças da Associação Homens e Mulheres do Mar (AHOMAR) é de fundamental importância para a manutenção do trabalho único que fazem, de monitoramento dos graves impactos sociais e ambientais da indústria petroleira que invadiu os territórios de pesca artesanal da Baia de Guanabara.

A “patrulha do mar” tem enorme importância nas denúncias de vazamentos e ilegalidades da indústria petroleira na região.

Seis pescadores da AHOMAR já foram mortos neste território de pesca tradicional. Foram vítimas da Petrobras e da omissão do Estado. Alexandre e Daize, defensores da natureza e dos direitos humanos, não podem ficar sem proteção do Governo Federal, depois de várias ameaças de morte que receberam e continuam a receber.

A situação crítica por que passa o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos torna ainda mais grave a situação de Daize e Alexandre. Não podem voltar a Magé, onde sempre viveram. Não podem voltar à atividade da pesca, de que sempre sobreviveram.

Oilwatch e suas organizações estamos alertas contra todo tipo de injustiça contra os pescadores e pescadoras da Baia de Guanabara e estamos vigilantes sobre o que se passa na Baia de Guanabara, em defesa da vida de Daize e Alexandre.

Quito, 20 de Outubro, 2016.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dez − cinco =