Quilombolas Nativos do Arapuim recebem irmãos do Quilombo da Praia, na retomada da Fazenda Torta (Morro Preto)

Por Zilah de Mattos, da Comissão Pastoral da Terra

No dia 28 de Novembro de 2015, as famílias quilombolas das comunidades de Limeira, Vista Alegre e Boa Vistinha, conhecidos como os Nativos do Arapuim dos municípios de Verdelândia e São João da Ponte, retomaram pela terceira vez a Fazenda da Torta (Morro Preto), o seu território perdido.

Em Janeiro de 2014 no mesmo local estas famílias sofreram a tentativa de um massacre e  foram violentamente  espancadas, torturadas e expulsas. Em consequência desta ação após alguns meses veio a falecer uma de suas lideranças.

Ao completar um mês no Novo Acampamento, no final de dezembro, as famílias receberam a visita de solidariedade de seus irmãos do Quilombo de Praia, município de Matias Cardoso. Foram dois dias de muita alegria, animado com o som dos Tambores, batuques e reflexões. Ao som dos instrumentos e debaixo do sol escaldante, o encontro foi marcado por uma grande caminhada pelo território, visitando, reconhecendo e celebrando nos locais onde ainda permanece viva a lembrança e os sinais de vida de seus antepassados.

Em um dos cemitérios onde foram homenageados e lembrados seus parentes que foram sepultados ali há setenta anos, e foi fincada uma Cruz como sinal do símbolo da resistência de seu Povo. Prosseguindo com a caminhada pelo território outra cruz foi fincada no local onde as famílias em 2014 sofreram a tentativa do Massacre e estão  acampadas novamente.

quilombo nativos arapuim 2

Comments (2)

  1. Esses dias para nos do QUILOMBO PRAI, tem sido de muitas expectativa, estamos sendo coagido pela própria justiça a sair de nosso território. Os que dizem ser protetores da constituição CURADORES DAS COISA PUBLICAS ,fere seu princípios na aplicação da mesma ,menosprezando o direito constitucional. No dia vinte e oito do mês de Janeiro sem sermos notificados legalmente ,tivemos uma reunião de notificação de*despejo* reintegração de ‘ posse’ ? So nos resta contamos com urgência de nossos parceiros de luta na manutenção de nossas conquistas ,e que os operadores do direito desse nosso Pais, tenha a dignidade do exercício do mesmo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dois × três =