Procurador é premiado duplamente, por atuação constitucional em defesa das comunidades e da cidadania

Combate Racismo Ambiental

Notícia para deixar a gente feliz, em meio a toda esta desgraceira: o procurador Júlio José Araújo Júnior, atualmente sediado em Volta Redonda, RJ, teve seu trabalho reconhecido em duas das 11 categorias do  Prêmio República, entregue ontem em Brasília: Comunidades Tradicionais e Minoria e Direitos do Cidadão.

A primeira premiação foi pelo trabalho desenvolvido ainda em Manaus, no “Combate à intolerância religiosa contra comunidades tradicionais de terreiro em Manaus”.  Neste caso, Júlio Araújo teve como companheiro o procurador Fernando Merloto Soave. Atuaram juntos em defesa das comunidades, recomendando a realização de cursos de direitos humanos nos órgãos de polícia e segurança pública, construídos e realizados com a participação de lideranças comunitárias, e a elaboração de cartilha “em favor do respeito à diversidade e às religiões de matriz africana”.

O segundo Prêmio foi merecido pela atuação de Júlio Araújo já no Estado do Rio de Janeiro, “pela extinção de processos de reintegração de posse contra 600 famílias e criação de solução alternativa junto à ANTT”. Os processos estavam sendo movidos pela concessionária da rodovia BR 393 na região de Volta Redonda e Barra do Piraí. Júlio defendeu, paralelamente, a redefinição do traçado da rodovia federal junto à ANTT e uma solução negociada que respeitasse “o direito à moradia e a dignidade das famílias, que vivem no local há mais de 50 anos”. E venceu.

Além do justo reconhecimento a Júlio Araújo, estas são notícias positivas também para nos lembrar do compromisso do Ministério Público Federal com a Constituição e de procuradores que o dignificam, para muito além dos agressores de mulheres, censores de universidades etc etc etc.

julio 3
Em outra atuação no RJ, Júlio Araújo recebe os agradecimentos do Quilombo São José, finalmente livre para ocupar seu território tradicional. Maio de 2015.

Com informações da ANPR.

 

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × um =