IV Colóquio Internacional sobre Povos e Comunidades Tradicionais: 30/08 a 01/09

“Estado, capital e territórios tradicionais: dinâmicas territoriais em disputa”

Povos e comunidades tradicionais têm se articulado de modo crescente na sociedade brasileira e no contexto internacional. A condição de articulação dos diferentes grupos tradicionais e seu reconhecimento público nos níveis nacional e internacional se apresenta de modo diferenciado. Muitos grupos já concluíram seus processos de auto-identificação, outros encontram-se em diferentes etapas e, finalmente, existem aqueles que ainda nem iniciaram esta caminhada. Mas há que se destacar que a visibilidade desses grupos aumentou muito nos últimos anos, tanto no Brasil como também em outros países.

Mesmo que a influência dos povos e comunidades tradicionais na política e na agenda do desenvolvimento geral no Brasil seja ainda muito reduzida, estes grupos não podem mais ser ignorados. Concomitantemente, os debates científicos têm levantado evidências incontestáveis que os povos e comunidades tradicionais continuam sendo ameaçadas pelos grandes projetos de desenvolvimento e pelas diversas unidades da conservação.

O IV Colóquio Internacional sobre Povos e Comunidades Tradicionais com o tema “Estado, capital e territórios tradicionais: dinâmicas territoriais em disputa”, busca analisar o avanço do capital sobre os territórios tradicionais e se colocar como espaço de articulação dos diversos sujeitos, organizações e instituições que se ocupam desta temática.

Além disto, o Colóquio pretende discutir a garantia dos direitos dos povos e comunidades tradicionais, visibilizar suas reivindicações territoriais, sua existência política e apresentar propostas inovadoras frente à ideologia hegemônica do desenvolvimento sustentável. É, também, momento de articulação política e de troca de experiências entre os diversos grupos sociais com especificidades históricas e culturais próprias, dentre estes: indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais do Brasil, Alemanha, da Colômbia.

Eixos Temáticos

Identidade, Migrações, Território e Cultura
Educação, Saúde e Saberes Tradicionais
Políticas Públicas, Sociobiodiversidade e sustentabilidade
Economias

Mais informações AQUI.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Carlos Alberto Dayrell.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × cinco =