Apoio e solidariedade à regional Bahia da Comissão Pastoral da Terra ante tentativa de criminalização

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

A Comissão Pastoral da Terra Bahia está sendo processada por funcionário das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). O motivo alegado seria o fato de a CPT ter divulgado notícia a respeito de seu afastamento do cargo de gerente da empresa, por suspeitas de envolvimento em esquemas de corrupção e desvios de verbas. Tudo indica entretanto que a realidade seja bem outra.

A questão é que a regional Bahia da CPT desenvolve um trabalho incansável na defesa dos habitantes de Caetité, cujas saúdes vêm sendo sacrificadas em nome do ‘progresso’ e do ‘desenvolvimento’ que resultariam da mineração de urânio na região. Essa defesa envolve denúncias, entre outros, do aumento dos casos de câncer e da contaminação das águas subterrâneas e superficiais na área, fatos já devidamente comprovados por instituições científicas renomadas, como a Fiocruz. E a CPT cobra da INB sua responsabilidade em relação tudo isso.

Para a Comissão Pastoral da Terra e seus parceiros no apoio às comunidades atingidas, há, de fato, uma tentativa clara de intimidar e silenciar as entidades que trabalham junto às vítimas da exploração de urânio na região, dentre as quais se incluem os trabalhadores da própria INB.

A primeira audiência do processo será no dia 23 de novembro, às 10 horas, no Fórum César Zama, em Caetité. O juiz será José Eduardo das Neves ([email protected]), de quem esperamos Justiça.

Para a CPT regional Bahia, toda a nossa solidariedade.

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dois × quatro =