Atingidos por Belo Monte desocupam Ibama com pauta atendida

No MAB

Após três dias de ocupação da sede do Ibama, os atingidos por Belo Monte tiveram sua pauta atendida. O órgão vai manter a determinação para que a Norte Energia realize o cadastro socioambiental das 500 famílias da lagoa do Independente 1.

“Não há fatos novos e a intenção do Ibama é manter a decisão do cadastramento sim”, afirmou a presidenta do órgão, Suely Araújo, em áudio para os manifestantes. Segundo ela, até quarta da semana que vem a Norte Energia deve ser notificada da decisão.

O Ibama havia determinado o cadastro em dezembro do ano passado. A Norte Energia recorreu da decisão, dizendo que isso geraria uma falsa expectativa de reconhecimento das famílias como atingidas. A empresa insiste que não há impacto de Belo Monte na comunidade, mas diversos órgãos como o MPF e o Conselho de Direitos Humanos apontaram a correlação entre Belo Monte e a situação precária vivida pelas famílias.

Também foi encaminhada uma reunião com representantes da coordenação do Movimento e os órgãos responsáveis em Brasília para encaminhar o atendimento da pauta.

As famílias da lagoa do Independente 1 vivem em área permanente alagada e sem acesso a saneamento. Elas foram levadas a essa situação devido à especulação imobiliária causada por Belo Monte em Altamira. Além disso, não tiveram direito à água e tratamento de esgoto, condicionantes da hidrelétrica.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

12 − 8 =