Cândido Grzybowski* – Ibase
Finalmente, o calor intenso deu uma amainada e as chuvas voltaram. Muitos, muitíssimos por sinal, de nossos compatriotas gostariam de sol intenso todos os dias – nesta época do ano de baixa intensidade, de férias e pré carnaval – para poder ficar curtindo uma boa praia, um dos comuns fundamentais do Rio e parte da identidade do ser carioca. Bem, o verão já deu muitas chances e voltará a dar dias ensolarados, é uma questão do surpreendente e renovado ritmo da natureza. Está aí um bem comum natural, vivido como tal mas pouco pensado. Só quando aquele câncer da segregação social se impõem é que valentões e racistas não declarados (e temos tantos!) levantam propostas no sentido das praias serem um privilégio de moradoras e moradores da Zona Sul e Barra. Apesar de tais surtos “privatizantes e patrimonialistas”, ouso dizer que, talvez, é na democrática praia que nós, cariocas, melhor praticamos o sentido mesmo de comuns compartidos. Além disto, todas e todos com corpos expostos em sua diversidade, mas cidadãos iguais a seu modo. Continue lendo “Em busca de uma agenda para a nossa cidade II: A Lapa, por Cândido Grzybowski”








