Especialistas internacionais condenam nomeação do novo coordenador de Saúde Mental do MS

Informe ENSP

Mais de 250 especialistas da área de saúde mental, oriundos de 24 países, manifestaram preocupação com a nomeação do psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho para o cargo de coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde. Os participantes, que estiveram na companhia do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Paulo Amarante, durante o Encontro Internacional “Uma sociedade sem isolamento”, realizado em dezembro de 2015, na cidade de Trieste, na Itália, aprovaram a carta de Abraço Internacional à Reforma Psiquiátrica Brasileira. No final de dezembro, a ENSP/Fiocruz uniu-se à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), à Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), ao Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e a demais entidades, instituições e movimentos sociais contra a nomeação do psiquiatra. Continue lendo “Especialistas internacionais condenam nomeação do novo coordenador de Saúde Mental do MS”

Ler maisEspecialistas internacionais condenam nomeação do novo coordenador de Saúde Mental do MS

Prefeitura de Santo Amaro [ou será Oslo?] é acusada de racismo após cartaz

Santo Amaro é capital da Dinamarca ou da Suécia? Ou será que nesta versão da Lavagem da Purificação um milagre racista transformará toda a população em escandinava? Considerando que segundo o IBGE apenas 7,6% dos moradores da cidade são brancos… Na tentativa de se justificar, a Prefeitura decidiu postar nas redes sociais cartazes de outras atividades, nos quais sua população estaria de fato refletida. Pior: dos cinco, um mostra quatro crianças de cabelo liso que um internauta classificou como indianas; outro, uma senhora de rosto marcado que está longe de poder ser considerada sequer ‘parda’; e um terceiro, a mão de um homem negro tocando a de um bebê bem mais claro (alguma intenção nisso?). Verdade que há também uma baiana vestida a caráter e três belas adolescentes comemorando o 20 de novembro. Mas… (TP).

Redação de A Tarde

A prefeitura de Santo Amaro, na Região Metropolitana de Salvador, foi acusada de racismo por conta da divulgação de um cartaz da Lavagem da Purificação nesta terça-feira, 12, que traz apenas pessoas brancas, a maioria loira.

Continue lendo “Prefeitura de Santo Amaro [ou será Oslo?] é acusada de racismo após cartaz”

Ler maisPrefeitura de Santo Amaro [ou será Oslo?] é acusada de racismo após cartaz

Política também é coisa de criança: Festa de lançamento do Boitatá, selo infantil da Boitempo!

Por Boitempo

No dia 16 de janeiro, sábado, a Boitempo estreia o selo infantil Boitatá em uma tarde de atividades na Livraria da Vila da Fradique Coutinho. A contadora de histórias Kiara Terra (criadora do método história aberta, técnica teatral em que o público ajuda na construção do roteiro) fará uma atividade lúdica a partir de A democracia pode ser assim A ditadura é assim, os dois primeiros títulos da coleção Livros para o Amanhã. Quem levar os dois livros para casa ganhará ainda um Jogo da Memória dos Ditadores, com caricaturas exclusivas de Mikel Casal. Continue lendo “Política também é coisa de criança: Festa de lançamento do Boitatá, selo infantil da Boitempo!”

Ler maisPolítica também é coisa de criança: Festa de lançamento do Boitatá, selo infantil da Boitempo!

Peru: “El discurso del Estado sobre la inclusión de poblaciones indígenas es bien engañoso”

Por Marilyn Céspedes, Gran Angular

Federica Barclay, antropóloga especialista en interculturalidad y pueblos indígenas, conversó con Gran Angular sobre la situación de las poblaciones amazónicas y los diversos programas de inclusión ejecutados por el Estado. Afirma que no se toman en cuenta las demandas de estos grupos y que “una verdadera inclusión por parte del Estado debe preguntarle a la gente cómo debe ser incluida, cómo quiere ser parte de la sociedad y para qué quiere ser incluida.” Además, realiza un balance de la aplicación de la ley de consulta previa y su ejecución en los principales casos como el del Lote 192 (Loreto) y las  cuatro cuencas; resalta la necesidad de una Mesa de Diálogo permanente para poder llegar a mejores acuerdos entre el Estado y las poblaciones indígenas. Continue lendo “Peru: “El discurso del Estado sobre la inclusión de poblaciones indígenas es bien engañoso””

Ler maisPeru: “El discurso del Estado sobre la inclusión de poblaciones indígenas es bien engañoso”

Da ratoeira armada pelo Alckmin, ninguém escapou

Por Kátia Passos e Laura Capriglione, especial para Jornalistas Livres

Nesta terça-feira, 12/1, a polícia de Alckmin estava nas ruas com apenas uma missão: impedir que a manifestação contra o aumento das tarifas de ônibus, metrô e trens em SP se realizasse. E a “melhor” forma de se fazer isso, sem dúvida, se deu pela truculência e maldade da ação do contingente, lição número 1, que a polícia vem insistindo em aplicar contra a população que protesta nas ruas, nas escolas e nos espaços públicos.

Sem motivo algum, sem que um único ato de vandalismo tivesse sido cometido pelos manifestantes, a Polícia Militar desferiu o ataque selvagem contra tudo e contra todos os que estavam confinados no perímetro da praça do Ciclista, no final da avenida Paulista. Confinados é o termo exato. Porque a animosidade da PM já se fez notar no início da concentração. Continue lendo “Da ratoeira armada pelo Alckmin, ninguém escapou”

Ler maisDa ratoeira armada pelo Alckmin, ninguém escapou

SP – “Estamos perto de viver um novo Pinheirinho”, alertam moradores da Vila Soma

Ocupação em Sumaré, no interior de São Paulo, com 10 mil pessoas, tem reintegração de posse marcada para o próximo domingo (17).

Por Claudia Rocha, Brasil de Fato

Quem passa pelo entorno da ocupação Vila Soma, em Sumaré – região metropolitana de Campinas, no interior paulista – pode ter uma surpresa com o conteúdo de uma mensagem sonora de autoria da Polícia Militar que é espalhada por carros de som na região. Além de trazer a data e hora marcada da reintegração de posse, o alto falante diz: “A Polícia Militar convida os moradores a desocuparem a área de forma voluntária. Os moradores poderão comparecer com RG e CPF originais a fim de agendarem a sua mudança com apoio de caminhões e ajudantes”. E completa “tudo isso sem custos”encerrando com o slogan “Polícia Militar, você pode confiar”. Continue lendo “SP – “Estamos perto de viver um novo Pinheirinho”, alertam moradores da Vila Soma”

Ler maisSP – “Estamos perto de viver um novo Pinheirinho”, alertam moradores da Vila Soma

Tática policial utilizada em repressão de protesto é condenada pelo próprio manual da PM

Por Brenno Tardelli, em Justificando

Na tarde de ontem, 12, a Polícia Militar do Estado de São Paulo optou por uma tática de repressão à manifestação condenada por organizações de Direitos Humanos e pelo próprio manual de conduta da Corporação. Kettling (ou panela de Hamburgo) consiste em cercar e isolar as pessoas dentro de um cordão policial. O nome deriva tanto do termo inglês “kettle” para chaleira, como do alemão “kessel” para caldeirão.

Foi exatamente o que ocorreu na Paulista. Isolados por cordões policiais que não permitiam que ninguém entrasse ou saísse da manifestação, os manifestantes foram surpreendidos com incontáveis bombas de gás lacrimogênio. Continue lendo “Tática policial utilizada em repressão de protesto é condenada pelo próprio manual da PM”

Ler maisTática policial utilizada em repressão de protesto é condenada pelo próprio manual da PM

O indiozinho Vítor e a criminalização dos pobres

Por Monica Francisco*, do Jornal do Brasil 

Eu aprendi a gostar muito de estar nesse lugar de quem, de alguma forma, pode através da sua escrita capturar a atenção de alguém. Sim, ainda que seja só pra ver o título, ou uma passada rápida nas primeiras linhas, isso em um tempo veloz como o nosso é, para mim, um grande ganho, uma façanha até.

Pois bem, ter o leitor ou leitora pelo tempo de uma coluna é a glória. Então, é necessário, uma questão de honra mesmo, buscar com cuidado na “caixinha de escolhas” o tema que vai oferecer aos leitores/as. Mas ultimamente não tem sido fácil não. Não poderia, por mais que doído seja, pelo menos para alguns, deixar de lado a tragédia que acometeu a família do indiozinho morto na semana passada. Continue lendo “O indiozinho Vítor e a criminalização dos pobres”

Ler maisO indiozinho Vítor e a criminalização dos pobres

MP quer multa de R$5 milhões por dia de atraso em plano de emergência da Samarco

Maiana Diniz, Agência Brasil

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai entrar na Justiça para pedir a elevação da multa inicial de R$ 1 milhão por dia de atraso na entrega dos planos de emergência das barragens de Santarém e do Germano, pertencentes à mineradora Samarco. A proposta é que a multa passe para R$ 5 milhões por dia de atraso. As barragens estão localizadas na região de Mariana, em Minas Gerais, e sofreram danos na estrutura após o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em 5 de novembro do ano passado.

Os planos de emergência exigidos devem apontar as possíveis consequências de um novo colapso e apresentar as ações imediatas que serão tomadas pela mineradora para diminuir os impactos, caso isso ocorra. O Ministério Público de Minas Gerais havia definido o dia 3 de dezembro como prazo para a entrega dos documentos, mas, após pedido da empresa à justiça, a multa foi suspensa e o prazo prorrogado para 9 de janeiro. Como a data caiu no fim de semana, venceu nesta segunda-feira (11). Continue lendo “MP quer multa de R$5 milhões por dia de atraso em plano de emergência da Samarco”

Ler maisMP quer multa de R$5 milhões por dia de atraso em plano de emergência da Samarco

Estudantes da segunda turma do MESPT divulgam nota de repúdio

NOTA DE REPÚDIO PELO ASSASSINATO DE CRIANÇA KAINGANG E MORTE DE BEBÊ GUARANI KAIOWA E DE SOLIDARIEDADE ÀS SUAS FAMÍLIAS E POVOS

Nós, estudantes do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT*), manifestamos nosso repúdio pelo assassinato de Vitor Pinto (2 anos) em Imbituba/SC, no dia 30/12/2015, e pela morte de Jadson Lopes (1 ano) no Tekoha Kurusu Amba/MS, no dia 06/01/2016. A criança indígena, do Povo Kaingang, foi degolada na rodoviária dessa cidade localizada no litoral de Santa Catarina. O bebê Guarani Kaiowa apresentava quadro de vômito e faleceu no acampamento da retomada, situada no município de Coronel Sapucaia – Mato Grosso do Sul, por falta de atendimento médico.

Continue lendo “Estudantes da segunda turma do MESPT divulgam nota de repúdio”

Ler maisEstudantes da segunda turma do MESPT divulgam nota de repúdio