O século XXI poderá ser lembrado como o período em que a América Latina assumiu o controle do próprio destino. Ou como o momento em que aceitou passivamente transformar-se em periferia
A América Latina e o Caribe vivem um momento que poderá ser lembrado pelas futuras gerações como o período em que o futuro lhes foi roubado. A cada eleição, acumulam-se governos mais frágeis, sociedades mais divididas e economias mais dependentes. Presidentes entram e saem dos palácios, partidos se alternam no poder e discursos inflamados dominam as campanhas eleitorais. Mas, terminado o espetáculo das urnas, permanece a mesma realidade: Estados enfraquecidos, crescimento medíocre, desigualdade persistente e incapacidade de formular projetos nacionais de longo prazo. O que se observa não é uma crise passageira. Trata-se do esgotamento histórico de um modelo.
Continue lendo “Um continente sequestrado do futuro: a América Latina entre o caos neoliberal e o declínio dos Estados Unidos. Por Marcio Pochmann”









